Bloco apresenta hoje projeto de resolução para manter défice

  • ECO
  • 17 Abril 2018

O Bloco de Esquerda quer recomendar ao Governo que mantenha o défice de 1,1% para 2018, indo contra o que o Governo pretende fazer, de acordo com as metas inscritas no Programa de Estabilidade.

O Bloco de Esquerda apresenta esta quarta-feira o seu projeto de resolução para recomendar ao Governo que mantenha o défice de 1,1% em 2018, e também que a folga orçamental que existe entre a meta inicial de 1,1% e a anunciada no Programa de Estabilidade de 0,7% seja “devolvida à sociedade”. A apresentação vai decorrer no Parlamento, às 11h00, pela deputada Mariana Mortágua.

Foi esta deputada quem anunciou que seria apresentada esta proposta. “O Bloco de Esquerda apresentará um projeto de resolução na próxima semana”, revelou Mariana Mortágua, após a conferência de imprensa durante a qual Mário Centeno apresentou o Programa de Estabilidade.

A deputada acrescentou que o OE2018 — o único documento que é negociado com o BE e PCP, uma vez que o PEC é enviado diretamente para Bruxelas — foi “negociado com um défice de 1,1% e vamos propor que seja mantido esse compromisso”. Além disso, o partido vai pedir que “a folga orçamental existente a partir da meta negociada seja devolvida à sociedade”.

O Programa de Estabilidade 2018-2022 traz uma visão mais otimista do Governo em relação ao desempenho da economia nos próximos anos. O Executivo estima que o défice recue para 0,7% do PIB em 2018, tal como o ECO avançou. Em 2020, as contas públicas são mesmo positivas: haverá um excedente de 0,7%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bloco apresenta hoje projeto de resolução para manter défice

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião