Miguel Díaz-Canel eleito sucessor de Raúl Castro em Cuba

Miguel Diaz-Canel foi eleito presidente de Cuba com 99,83% dos votos, pondo fim a cerca de seis décadas de poder dos irmãos Castro no país.

Miguel Díaz-Canel foi eleito presidente de Cuba esta quinta-feira, com 99,83% dos votos da Assembleia Nacional, sucedendo Raúl Castro. O antigo vice-presidente do país põe, assim, fim a cerca de seis décadas de poder dos irmãos Castro, de acordo com os media cubanos.

Quando confirmada a nomeação, Raúl Castro levantou-se e aplaudiu o seu sucessor, que foi eleito por 603 dos 604 deputados presentes, por um período renovável de cinco anos, de acordo com o jornal cubano El Nuevo Herald (conteúdo em castelhano). Raúl Castro vai, contudo, liderar o Partido Comunista Cubano até 2021.

Agradeço a todos pela confiança que nos foi depositada“, começou por dizer Miguel Díaz-Canel, durante o seu primeiro discurso enquanto novo presidente da ilha. “O nosso primeiro pensamento é dedicado à geração histórica”, continuou.

À esquerda,Salvador Sánchez Cerén, Presidente de El Salvador, com Miguel Díaz-Canel, atual Presidente de CubaPresidencia El Salvador/Flickr

O novo presidente cubano, de 57 anos, é formado em engenharia eletrónica e iniciou a sua carreira profissional como professor. Em 1994 ocupou o cargo de primeiro secretário do partido único cubano em Havana, numa altura em que a capital cubana atravessava uma crise. Anos mais tarde, em 2003, entra para a Comissão Política do partido, até que, em 2009, assume a liderança do Ministério do Ensino Superior, a convite de Raúl Castro. Três anos mais tarde torna-se um dos vice-presidentes do Conselho de Ministros, escreve o El Nuevo Herald.

No mesmo dia, foi ainda eleito o novo Conselho de Estado, em que Salvador Valdés Mesa passa, assim, a substituir Díaz-Canel no cargo de vice-presidente. Ramiro Valdés, Roberto Morales, Gladys Bejerano, Inés María Chapman e Beatriz Johnson são os restantes nomes a fazer parte desse conselho.

(Notícia atualizada com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Miguel Díaz-Canel eleito sucessor de Raúl Castro em Cuba

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião