5 coisas que vão marcar o dia

Eurostat confirma (ou não) o défice orçamental de 3% de Portugal no ano passado. Em termos empresariais, a Pharol e a Google vão apresentar resultados.

O Eurostat vai confirmar (ou não) o défice de 3% que Portugal apurou no ano passado. Ainda em relação a temas nacionais, dia para acompanhar a evolução dos juros após a subida do rating de Portugal por parte da DBRS na passada sexta-feira e os resultados da Pharol. Lá por fora, hoje é dia de reporte de contas da Google.

Eurostat a confirmar défice de 3% em 2017

A agência de estatísticas da União Europeia confirma hoje (ou não) os défices que os países reportaram referentes às contas públicas de 2017. No caso português, o défice ficou em 3% com a recapitalização da Caixa Geral de Depósitos — excluindo este efeito, o défice seria de 0,91%. A operação de recapitalização do banco público ficou registada no ano passado e foi alvo de intensa discussão entre Eurostat e INE a propósito do seu impacto no défice.

Rating melhora. E os juros da dívida?

A DBRS melhorou o rating de Portugal para ‘BBB’ com perspetiva estável, ou seja, na passada sexta-feira, Portugal subiu mais um nível no grau de investimento. Uma notícia positiva que poderá dar margem para uma queda nos juros associados à dívida portuguesa. Uma descida que seria certamente mais acentuada se a Moody’s tivesse finalmente tirado Portugal do lixo. Mas a agência de notação financeira preferiu não se pronunciar na sexta-feira. A yield implícita nas obrigações do Tesouro a dez anos estava a negociar nos 1,65% na passada sexta-feira, mantendo-se em mínimos desde 2014.

Pharol fecha temporada de resultados no PSI-20

A Pharol é a última cotada do PSI-20 a prestar contas de 2017. A empresa liderada por Palha da Silva tem pouca visibilidade no que toca à análise de research, não havendo por isso estimativas para os resultados alcançados no ano passado. Há duas coisas que se sabe: em 2016, a Pharol teve um prejuízo de 75 milhões de euros; a Oi está no meio de uma profunda reestruturação que poderá diluir a posição da Pharol de mais de 20% para perto de 7%.

Google presta contas em Wall Street

Lá por fora, a Alphabet, dona da Google, também apresenta resultados — mas relativos ao primeiro trimestre do ano. É a primeira entre as grandes tecnológicas a fazê-lo. Os analistas estimam que a empresa que detém o maior portal de pesquisas na internet do mundo tenha registado um lucro de 6,55 mil milhões de euros nos três primeiros meses do ano.

Como irá o petróleo após encontro da OPEP?

O Brent quase superou os 75 dólares na semana passada, na expectativa de um acordo entre a OPEP e outros países produtores de petróleo em relação ao prolongamento dos cortes na produção de ouro negro. Os maiores exportadores do mundo estiveram reunidos este fim de semana e o acontecimento até mereceu palavras duras de Donald Trump, que criticou os preços artificiais do barril de ouro negro. Como vai evoluir a cotação no arranque da semana?

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião