Hoje nas notícias: BES, testamentos e proteção de dados
A BlackRock, maior empresa financeira do mundo, tornou-se o terceiro maior acionista do BES quando o banco já estava em dificuldades. Esta e outras notícias em destaque.
Já o BES estava sob medida de resolução quando a BlackRock vendeu as ações, que valeriam zero. Não se sabe a quem, nem por quanto. Esta é uma das notícias que marcam o dia, mas não é a única. Testamentos, proteção de dados e fogos são outros temas em destaque.
Maior fundo financeiro do mundo fez negócio com a queda do BES
A BlackRock, maior empresa financeira do mundo, tornou-se o terceiro maior acionista do BES quando o banco já estava em dificuldades. E conseguiu vender as ações quando o BES já estava sob medida de resolução — não se sabe a quem, nem por quanto. Para a então ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, foi um “negócio estranho”, sobretudo porque depois da resolução, as ações do BES teriam “um valor próximo do zero” no mercado. A ex-ministra garante que não foi informada desta mudança de donos numa parte significativa do capital do banco. A notícia é do Público [acesso condicionado].
Muitos testamentos ficam esquecidos nos notários
São cerca de 20 mil os testamentos feitos por ano em Portugal, mas um número relevante acaba por ficar esquecido nos notários. A Ordem dos Notários (ON) quer que os herdeiros mais diretos sejam obrigados a consultar o registo central de testamentos para garantir que o património do falecido tem de facto o destino pretendido. A notícia é do Jornal de Negócios.
Multas sobre proteção de dados fechariam 90% das empresas
No dia 25 de maio há novas regras para a proteção de dados, mas as organizações não estão preparadas, dizem os especialistas. As sanções para quem infringir novas regras colocam em perigo grande parte das empresas, com as coimas a poderem atingir 20 milhões de euros ou 4% da faturação. O Estado não tem meios para fiscalizar e está isento de penalizações. Leia mais no Jornal de Notícias [acesso condicionado].
Fogos: Vinda de peritos estrangeiros gera tensão na Proteção Civil
A nova Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF) obrigou autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) a pedir apoio de especialistas à União Europeia. Os três peritos, espanhóis, já chegaram e vão permanecer três semanas. Mas a vinda destes especialistas provocou tensão entre a AGIF e a ANPC. Veja mais no Diário de Notícias.
Ricardo Salgado prometeu pensão de 61 mil euros a Pinho
Ricardo Salgado prometeu a Manuel Pinho uma pensão equivalente a 100% do salário pensionável aos 55 anos, em nome do BES. E isto ocorreu dois dias antes de Pinho, ex-administrador do BES, assumir o cargo de ministro da Economia no Governo de José Sócrates, a 12 de março de 2005. Pinho receberia 61.636 por mês quando atingisse 55 anos, segundo a sentença do tribunal cível de Lisboa que negou essa pensão a Pinho. A notícia é do Correio da Manhã [acesso condicionado].
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: BES, testamentos e proteção de dados
{{ noCommentsLabel }}