OCDE: Rendimento disponível continua a crescer menos que PIB per capita

  • Lusa
  • 7 Maio 2018

No último trimestre de 2017, o rendimento disponível por pessoa aumentou 0,3% em termos reais enquanto o Produto Interno Bruto per capita cresceu 0,5%.

O rendimento disponível das famílias na OCDE em 2017 cresceu menos do que o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, mas acelerou face ao trimestre anterior, segundo dados publicados esta segunda-feira.

Segundo um comunicado da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE), no último trimestre de 2017, o rendimento disponível por pessoa (uma vez deduzidos os impostos e os descontos para a Segurança Social e somados as prestações sociais) aumentou 0,3% em termos reais (contra 0,2% no terceiro trimestre), enquanto o Produto Interno Bruto (PIB) ‘per capita’ cresceu 0,5% (contra 0,6%).

Mas nos nove trimestres entre outubro de 2015 e dezembro de 2017, o rendimento disponível das famílias aumentou 2,3% enquanto o PIB cresceu 3,8%.

A diferença destes indicadores, de 1,5 pontos percentuais para o conjunto dos 35 Estados da OCDE, foi de 4,6 pontos no Reino Unido, 1,7 pontos nos Estados Unidos e de 1,4 pontos na zona euro. Desde 2010 a diferença ainda foi maior, já que foi de 3,3 pontos percentuais na OCDE, de 6,7 pontos no Reino Unido e de 6,6 pontos na zona euro, mas de apenas 0,4 pontos nos Estados Unidos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

OCDE: Rendimento disponível continua a crescer menos que PIB per capita

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião