Diplomatas ofendidos com elogio de Marcelo aos irmãos Sobral

  • ECO
  • 11 Maio 2018

O Presidente afirmou que Luísa e Salvador são "embaixadores mais qualificados e eficientes que a generalidade". A classe ficou ofendida e já respondeu a Marcelo.

Após Marcelo Rebelo de Sousa ter afirmado que os irmãos Sobral, representantes de Portugal na Eurovisão na edição passada eram “embaixadores mais qualificados e mais eficientes que a generalidade da diplomacia” portuguesa, a classe sentiu-se ofendida e enviou um protesto para o Palácio de Belém.

Como notícia esta sexta-feira o Público, a Associação Sindical dos Diplomatas Portugueses (ASDP), que representa 350 dos 463 diplomatas nacionais, e único sindicato da carreira afirma que as declarações de Marcelo “colocam em causa a competência e profissionalismo” daqueles que exercem.

“Não posso deixar de lamentar as declarações proferidas por Vossa Excelência a propósito da ‘generalidade da nossa diplomacia’ que colocam em causa a competência e profissionalismo de toda uma carreira especial do Estado, denegrindo a sua imagem e, como tal, a própria credibilidade das instituições públicas”, pode ler-se na carta escrita pelo embaixador João Ramos Pinto, presidente do conselho diretivo da ASDP.

As palavras de Marcelo foram proferidas ao condecorar Luísa e Salvador Sobral com o grau de comendadores da Ordem de Mérito. “Na prática, são embaixadores de Portugal. Por mérito próprio. Por mérito do seu talento e da sua aplicação”, afirmou o Presidente. Depois, e à parte do guião, acrescentou: “E, com todo o respeito que me merecem os nossos embaixadores, são embaixadores mais qualificados e mais eficientes do que a generalidade da nossa diplomacia.”

Em resposta ao contacto do jornal, o Presidente afirmou, por escrito, que “não está, nem nunca esteve em causa, a excelência da nossa diplomacia. Mas a própria realização, neste momento, do Festival Eurovisão da Canção em Lisboa fala por si quanto à projeção alcançada por quem, pela sua qualificação e eficácia, projeta a imagem de Portugal no mundo.”

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Diplomatas ofendidos com elogio de Marcelo aos irmãos Sobral

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião