Lucros da Sonae mais do que duplicam para os 20 milhões

A Sonae viu as vendas e os lucros crescerem no primeiro trimestre do ano. Crescimento do resultado líquido mais do que duplica para os 20 milhões de euros. Sonae MC e Worten impulsionam vendas.

Os três primeiros meses do ano foram positivos para a Sonae. A empresa coliderada por Ângelo Paupério e Paulo Azevedo registou um crescimento nas receitas e nos lucros, avança a Sonae em comunicado enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Os lucros da Sonae mais do que duplicaram em comparação com o período homólogo do ano anterior, passando dos oito para os 20 milhões de euros. Este forte aumento é justificado pela Sonae com o “crescimento do volume de negócios e da rentabilidade do todos os negócios e da evolução positiva do resultado indireto”.

Já o volume de negócios atingiu os 1.342 milhões de euros, um aumento de 8,7%, beneficiando especialmente do “bom desempenho da Sonae MC e da Worten”.

O EBITDA consolidado cresceu 9,5% para os 70 milhões de euros. Em comunicado, a Sonae diz que tal se deve “a um EBITDA subjacente que aumentou 11% em termos homólogos para 57 milhões de euros, e a um maior resultado obtido pelo método de equivalência patrimonial, nomeadamente os originados pela NOS e pela Sonae Sierra”.

Em termos de resultado direto, este atingiu os 14 milhões de euros, crescendo 15,6% face ao período homólogo. Já o resultado indireto situou-se nos sete milhões de euros.

Numa análise mais pormenorizada por áreas de negócios, constata-se que o retalho alimentar, a Sonae MC viu o volume de negócios crescer 10% para os 940 milhões de euros. A Sonae afirma que “este forte desempenho permitiu à Sonae MC reforçar a sua liderança de mercado”.

o volume de negócios da Worten atingiu os 242 milhões de euros, mais 9,3%, “suportado por uma variação de vendas no universo comparável de lojas de 8,8% e pelo forte desempenho do e-commerce, que manteve a tendência positiva observada nos trimestres anteriores”.

Na Sonae Sports & Fashion o crescimento nas vendas foi de 1,5% para os 96 milhões de euros. A Sonae adianta que “a operação online continuou com um bom ritmo de crescimento, com destaque para a MO que mais do que duplicou vendas, para a Zippy que cresceu 68% e para a Salsa com crescimento de mais de 30%”.

Paralelamente, a Sonae FS registou um crescimento de 30% para sete milhões de euros. Em simultâneo, o imobiliário de retalho fechou o primeiro trimestre com um valor contabilístico líquido de 908 milhões de euros e um volume de negócios de 23 milhões de euros, um crescimento de 2,4%.

Já a Sonae IM totalizou os 33 milhões de euros. A Sonae Sierra e a NOS já tinham apresentados os seus resultados.

Redução de dívida

A par da boa performance dos negócios, a Sonae reduziu a dívida líquida em 8,2% ou 113 milhões de euros, comparativamente com o primeiro trimestre do ano anterior. A empresa assegura que manteve uma estrutura de capital sólida, otimizando os custos de financiamento e mantendo reservas de liquidez, e um perfil longo de maturidade da dívida, cuja média permaneceu estável, próxima de quatro anos”.

Em termos de investimentos, o grupo com sede na Maia totalizou os 71 milhões de euros, mais 17 milhões de euros do que os registados em igual período do ano. A empresa anunciou ainda que nos últimos 12 meses do ano criou mais de 2.000 postos de trabalho.

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