Transparência e Integridade critica “desdém e displicência” dos políticos

  • ECO
  • 24 Maio 2018

O presidente da Associação Transparência e Integridade diz que houve ilegalidade no caso do ministro Adjunto Pedro Siza Vieira. E critica o argumento de António Costa de que houve um "lapso".

João Paulo Batalha diz que houve ilegalidade no caso do ministro Adjunto Pedro Siza Vieira. O diretor executivo da Associação Transparência e Integridade afirma à TSF que o argumento do primeiro-ministro de “ninguém está livre de um lapso” é “infeliz e injustificado”.

O Ministério Público pediu ao Tribunal Constitucional para consultar as declarações de rendimentos e de património de Pedro Siza Vieira, para analisar a existência, ou não, de incompatibilidades no exercício das suas funções enquanto governante. A intenção foi comunicada na sequência da notícia avançada pelo ECO de que o ministro abriu uma empresa de imobiliário um dia antes de iniciar funções no Governo.

"Este argumento mostra mais o desdém e a displicência com que muitos responsáveis políticos encaram as leis de incompatibilidade e as leis de prevenção da corrupção do que mostra qualquer espécie de argumento razoável que justificasse a ilegalidade que foi, de facto, cometida.”

João Paulo Batalha

Presidente da Associação da Transparência e Integridade

No debate quinzenal, o primeiro-ministro afirmou que terá havido um “lapso” e que Siza Vieira não violou o código de conduta, nem a lei das incompatibilidades. Contudo, para João Paulo Batalha, ao usarem os argumentos de “lapso”, os dirigentes políticos estão a desdenhar as leis de combate à corrupção.

“Este argumento mostra mais o desdém e a displicência com que muitos responsáveis políticos encaram as leis de incompatibilidade e as leis de prevenção da corrupção do que mostra qualquer espécie de argumento razoável que justificasse a ilegalidade que foi, de facto, cometida”, afirma o presidente da Associação Transparência e Integridade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Transparência e Integridade critica “desdém e displicência” dos políticos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião