Lisboa no vermelho pela quarta sessão. A culpa é dos dividendos

O PSI-20 está em queda condicionado pela entrada em ex-dividend de cinco das suas 18 cotadas: Galp Energia, Sonae, Sonae Capital, Altri e F. Ramada.

A praça bolsista nacional iniciou a semana em queda, naquela que é a quarta sessão consecutiva de perdas para o PSI-20. O rumo do índice nacional está a ser condicionado pela entrada em ex-dividend de cinco das suas cotadas. O PSI-20 não acompanha assim o rumo dos pares europeus que, apesar da instabilidade política em Itália e Espanha, iniciaram a semana em alta.

O PSI-20 está a perder 0,91%, para os 5.610,46 pontos, num dia em que os títulos da Galp Energia, da Sonae, da Sonae Capital, da Altri e da F. Ramada começaram a negociar a descontar o dividendo. Tal acaba por pressionar o rumo destes títulos e arrasta o índice para terreno negativo.

Na Europa, os principais índices bolsistas seguem em terreno positivo, com a bolsa italiana a liderar os ganhos. O índice de referência de Milão segue a valorizar mais de 1%, apesar da instabilidade política que se intensificou no país no fim de semana.

O Presidente Sergio Mattarella vetou a escolha do eurocético Paolo Savona para ministro das Finanças do governo do primeiro-ministro indigitado, Giuseppe Conte. Este acabou por desistir de formar Governo e Itália deverá assim avançar para eleições antecipadas. Tal parece estar a ser bem recebido pelos investidores, com as ações a acelerarem e os juros da dívida italiana a aliviarem.

Por cá, a Galp Energia é uma das principais responsáveis pelo deslize do PSI-20. A descontar da cotação o dividendo de 30 cêntimos por título, as ações da petrolífera recuam 2,46%, para os 15,465 euros. Mesmo sem descontar o valor do dividendo o rumo das ações da Galp também seria negativo.

A F. Ramada acaba por ser o título com a perda mais acentuada, que resulta do elevado dividend yield associado às suas ações. O título recua 19%, assumindo o desconto do dividendo de 2,23 euros por ação, para os 8,27 euros.

Já as ações da Sonae e da Sonae Capital recuam 2,61% e 4,65%, respetivamente, assumindo o desconto do dividendo.

Em alta, referência para a Mota-Engil que lidera nas subidas, com as suas ações a valorizarem 2,07%, para os 3,455 euros. No mesmo sentido, destaque também para a Nos, cujos títulos progridem 1,36%, para os 4,77 euros.

(Notícia atualizada com mais informação e novas cotações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa no vermelho pela quarta sessão. A culpa é dos dividendos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião