A tarde num minuto

Não teve tempo de ler as notícias esta tarde? Fizemos um best of das mais relevantes para que fique a par de tudo o que se passou, num minuto.

Bloco quer ouvir todos os primeiros-ministros desde o Governo de Durão Barroso, à exceção de António Costa. A primeira lista de personalidades a convidar será aprovada no dia 14 de junho. A Justiça será acionada, disse Mourinho Félix, se a auditoria à gestão da Caixa Geral de Depósitos entre 2000 e 2015 revelar indícios de irregularidades que mereçam a intervenção do Ministério Público

O Bloco de Esquerda já entregou o requerimento com a lista de entidades a ouvir e documentos a consultar no âmbito da Comissão Parlamentar de Inquérito ao Pagamento de Rendas Excessivas aos Produtores de Eletricidade, os chamados Custos de Manutenção do Equilíbrio Contratual (CMEC). Ricardo Salgado e José Sócrates estão na lista de nomes a serem chamados, tal como todos os restantes primeiros-ministros desde o governo de Durão Barroso, à exceção de António Costa. Ao todo, os bloquistas querem ouvir 43 personalidades, entre governantes e ex-governantes, responsáveis de entidades reguladoras e gestores envolvidos no caso dos CMEC.

A auditoria à Caixa Geral de Depósitos (CGD) será enviada ao Ministério Público se houver indícios de práticas que possam constituir crimes, disse hoje o secretário de Estado Adjunto e das Finanças no parlamento, em resposta ao CDS-PP.

O investimento abrandou no primeiro trimestre do ano em relação ao mesmo período do ano anterior. O Instituto Nacional de Estatística (INE) acredita que a chuva que caiu em março terá penalizado o setor da construção.

Usar gás em Portugal custa mais do que em qualquer outro Estado-Membro da União Europeia. De acordo com os dados divulgados, esta quarta-feira, pelo Eurostat, são os portugueses quem mais paga por este tipo de energia, mesmo tendo-se registado um recuo de 2% destas tarifas. No que diz respeito à eletricidade, Portugal só perde o campeonato dos preços altos para a Alemanha.

O Ministério Público entregou ao Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa um pedido para que o licenciamento da construção do chamado “mono do Rato” seja considerado nulo. O tribunal acedeu ao pedido e ordenou a “suspensão imediata” das obras.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A tarde num minuto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião