Apple recusa ser ouvida por Bruxelas. Diz que não fala até caso irlandês estar resolvido

O comité da Evasão Fiscal queria ouvir a Apple, mas a multinacional recusou ir a Bruxelas. A empresa justificou a decisão com o recurso da decisão da Comissão relativa aos impostos devidos à Irlanda.

A gigante liderada por Tim Cook acaba de rejeitar ser ouvida pelo legislador europeu. O comité especial dos Crimes Financeiros e Evasão Fiscal solicitou uma audição com a Apple, mas a multinacional recusou o pedido, alegando que não quer correr o risco de que o processo relativo aos benefícios fiscais alegadamente concedidos pela Irlanda à empresa possa de alguma forma ser prejudicado por um comentário público.

“Agradecemos o convite, mas a Apple está atualmente a contestar a decisão da Comissão Europeia sobre a alegada Ajuda de Estado concedida pela Irlanda e é importante assegurar que nenhum comentário público prejudique o processo”, lê-se na carta assinada pela diretora dos Assuntos Governamentais Europeus da Apple e partilhada pelo eurodeputado Sven Giegold.

No documento, a gigante tecnológica reconhece as “vantagens” que os impostos podem trazer à sociedade e garante que não só segue a lei, como paga “cada cêntimo” que lhe é exigido, neste âmbito, em todos os países onde está presente. “Acreditamos que a Apple é a empresa que mais paga impostos em todo o mundo”, acrescenta a companhia da maçã.

Em agosto de 2016, a Comissão Europeia concluiu que a multinacional liderada por Tim Cook estava a beneficiar de Ajudas de Estado, na Irlanda, ilegais à luz das regras comunitárias e injustas face à carga fiscal imposta às demais empresas. Nessa ocasião, os responsáveis exigiram que a Apple pagasse 13 mil milhões ao Estado irlandês (relativos a esses impostos acrescidos de juros).

Tanto a Apple como a Irlanda contestaram a decisão da Comissão Europeia, esperando-se agora o parecer do Tribunal General para fechar esta questão. Entretanto, em abril, a multinacional e a Irlanda disseram ter chegado a um acordo sobre o pagamento do montante em questão: a primeira prestação foi paga no mês passado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Apple recusa ser ouvida por Bruxelas. Diz que não fala até caso irlandês estar resolvido

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião