Bolsa espanhola recebe Pedro Sánchez com subida de 2%

  • Juliana Nogueira Santos
  • 1 Junho 2018

Após a destituição de Rajoy, o IBEX recupera do pior mês desde 2012 com uma escalada de 2%, tocando os 9.600 pontos.

É com uma valorização de 2% que o principal índice espanhol recebe o novo presidente Pedro Sánchez. O IBEX já tinha começado a sessão em terreno positivo, tendo, no entanto, intensificado os ganhos após ter sido conhecido o resultado da moção de censura a Mariano Rajoy e que resultou na sua destituição.

O IBEX recupera assim do pior mês desde 2012 com uma escalada de 2,09%, tocando os 9.663,60 pontos. A puxar pelo índice estão os principais bancos do país e as energéticas.

O Banco Sabadell e o BBVA destacam-se, com uma subida de 3,6%, mas o Santander é o líder com uma valorização de 3,8%. Já a Repsol avança 1,7%, enquanto a Iberdrola ganha 1,8%.

Numa nota de research desta sexta-feira, citada pela Reuters, o banco de investimento UBS afirma que a mudança de Governo não significará necessariamente uma mudança nas políticas, uma vez que Sánchez irá seguir o plano orçamental de Rajoy.

“Sánchez reiterou o compromisso com a ortodoxia europeia e o controlo orçamental em Espanha. O seu plano inclui a aceitação do atual orçamento para 2018. Poderá ser mais expansivo em termos de gastos, mas não há muita margem. As tentativas para reverter reformas poderão não encontrar maioria no parlamento”, aponta o UBS. “Não antecipamos um impacto substancial no ritmo de crescimento.”

O Parlamento espanhol aprovou, esta sexta-feira, a moção de censura apresentada pelo PSOE a Mariano Rajoy, com 180 votos a favor, 169 contra e uma abstenção. Depois de seis anos à frente dos destinos do país, o líder do Partido Popular vai agora deixar o lugar de presidente do Governo, passando a pasta para o líder da oposição.

(Notícia atualizada pela última vez às 13h00)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsa espanhola recebe Pedro Sánchez com subida de 2%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião