A manhã num minuto

  • Rita Frade
  • 7 Junho 2018

Não sabe o que se passou durante a manhã? Fizemos um vídeo que reúne as notícias mais relevantes, em apenas um minuto.

Jogadores com salários em falta, fornecedores e banca com pagamentos em risco. Se o Sporting falhar a emissão de dívida, Bruno de Carvalho terá de enfrentar muito mais do que uma crise diretiva. Os chineses da CTG podem não estar dispostos a mexer no preço oferecido na OPA à EDP. Mas querem que a elétrica comece a gerir os seus ativos, o que vai impulsionar o seu crescimento.

Se o empréstimo obrigacionista do Sporting não avançar, Bruno de Carvalho arrisca-se a enfrentar muito mais do que uma crise diretiva. A SAD leonina dificilmente terá como pagar salários dos seus trabalhadores e colaboradores, incluindo dos jogadores. Não haverá dinheiro para fazer face a encargos imediatos como faturas da luz e da água, por exemplo. E banca e Estado também poderão fazer parte da lista de “lesados do Sporting”.

A China Three Gorges (CTG) não está disposta a mexer no preço oferecido na OPA à EDP. Mas quer entregar à empresa liderada por António Mexia os seus ativos no Brasil, Alemanha e sudeste asiático, mas também nos países de língua portuguesa. Isto traduz-se num investimento de 20 mil milhões que vai permitir reforçar o crescimento da elétrica tanto na Europa como na América.

Os supermercados nacionais vão ter unidades de recolha de plástico usado, que vão converter o peso entregue pelo consumidor em senhas de desconto. A medida faz parte do pacote de iniciativas do Governo para reduzir o impacto da poluição causada por estes resíduos, que será apresentado esta quinta-feira.

Em breve, a Uber vai ter mais uma aplicação rival em Lisboa. A empresa é francesa, chama-se Chauffeur Privé e está a preparar o arranque das operações na capital portuguesa, apurou o ECO. O plano de expansão ainda está numa fase inicial, tão inicial que a empresa encontra-se à procura de um diretor-geral. Quer recrutar também um diretor de marketing, um diretor operacional e um especialista de operações.

Voltou a fazer-se história no mundo do empreendedorismo em Portugal, esta semana. A OutSystems cresceu e transformou-se num unicórnio, ao tornar-se na segunda empresa criada por portugueses a atingir a avaliação de mil milhões de dólares. A meta foi alcançada depois de garantir um investimento de 360 milhões da KKR e do Goldman Sachs. Mas há outra empresa bem encaminhada no sentido de se transformar na criatura mítica: a Feedzai. Esta é, pelo menos, a convicção de Miguel Fontes, diretor da Startup Lisboa. “Seria o meu palpite”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A manhã num minuto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião