Governo francês vai proibir telemóveis nas escolas

A medida vai abranger o ensino básico e secundário e as escolas vão poder decidir a melhor forma de a aplicar.

O Ministério francês da Educação aprovou esta quinta-feira uma “interdição efetiva” que proíbe os alunos de levarem telemóveis para a escola. O Governo defende esta medida como sendo um “sinal para a sociedade”, de acordo com o jornal Le Monde (conteúdo em francês).

A partir do próximo ano letivo, todos os alunos do ensino básico e secundário vão ter de deixar os telemóveis em casa. A proposta de lei foi aprovada com os votos a favor dos partidos A República em Marcha (LRM), de Emmanuel Macron, do Movimento Democrático (MoDem) e da União dos Democratas e Independentes (UDI). Para os restantes partidos, esta proposta é “inútil” e “uma simples operação de comunicação”.

De acordo com o jornal francês, o ministro da Educação, Jean-Michel Blanquer, referiu uma “lei do século XXI” e uma “medida de desintoxicação”, que irá combater a distração nas salas de aula e também o “bullying“. “Estar aberto às tecnologias do futuro não significa aceitá-las para todos os efeitos”, disse. Por sua vez, o ministro da Justiça, François Bayrou, referiu ainda o aumento dos roubos de telemóveis e a obsessão com as marcas da moda.

Sobre esta nova lei, as escolas terão poder para decidir a forma como aplicá-la, podendo optar por colocar os telemóveis em bolsas específicas dentro das mochilas, podendo estes ser acedidos em casos mais urgentes, ou então proibi-los totalmente, sob a pena de sanções.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo francês vai proibir telemóveis nas escolas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião