Todos os caminhos vão dar aos Santos Populares? Veja as estradas cortadas e as alternativas

  • ECO
  • 12 Junho 2018

O trânsito vai estar cortado em várias ruas de Lisboa para acomodar as celebrações dos Santos Populares. Os transportes da cidade são uma alternativa para quem não leve o carro.

Os Santos Populares trazem centenas de pessoas para as ruas de Lisboa, e obrigam a algumas adaptações na organização do trânsito. A Câmara de Lisboa informou que “diversas artérias da cidade estarão fortemente condicionadas ao trânsito automóvel nos bairros de Alfama, Bica, Santa Catarina e São Vicente” durante a noite desta terça-feira, véspera de Santo António.

As ruas que vão ter o trânsito cortado estão assinaladas no mapa seguinte:

Para quem ficou assustado com estas medidas, tem sempre alternativas nos transportes públicos. Muitas carreiras foram reforçadas para receber o fluxo extra de passageiros na noite e madrugada de 12 e 13 de junho, respetivamente.

Metro de Lisboa

O metro de Lisboa vai estar a funcionar durante a madrugada para aos festejos da noite de Santo António. Os comboios de seis carruagens vão circular à noite em todas as linhas com intervalos entre os 10 e os 12 minutos. Apesar disto, nem todas as estações vão estar abertas. As que não esperam uma afluência tão grande encerram a partir das 1h00 de dia 13 de junho. Segue a lista das 36 estações da rede Metro de Lisboa que vão estar abertas:

  • Na Linha Azul, que liga Santa Apolónia a Reboleira: Pontinha, Carnide, Colégio Militar, Jardim Zoológico, Praça de Espanha, Restauradores, Terreiro do Paço e Santa Apolónia
  • Na Linha Verde: Telheiras, Alvalade, Areeiro, Anjos, Martim Moniz, Rossio e Cais do Sodré
  • Na Linha Amarela, que liga o Rato a Odivelas: Odivelas, Senhor Roubado, Lumiar, Entre Campos, Campo Pequeno e Rato
  • Na Linha Vermelha: Aeroporto, Moscavide, Oriente e Chelas
  • Estão também abertas as estações que fazem ligação entre duas linhas: São Sebastião (Vermelha e Azul), Marquês de Pombal (Amarela e Azul), Campo Grande (Amarela e Verde), Saldanha (Vermelha e Amarela), Alameda (Vermelha e Verde) e Baixa-Chiado (Verde e Azul).

Carris

A Carris também adaptou os serviços, alguns com reforço e outros com desvios. A circulação dos elétricos termina às 18h30, esta terça-feira. A partir desse horário, durante o mês de junho, as carreiras 714 e 727 circulam nos dois sentidos via Av. D. Carlos I até à Av. 24 de julho, e Largo de Santos para a Calçada Ribeiro dos Santos, enquanto a carreira 774 segue o percurso dos autocarros da carreira 714.

Já a carreira 706, circula no sentido Santa Apolónia via Cais do Sodré, Praça Duque de Terceira, Av. 24 julho, fora do corredor BUS e sem paragens, e Av. D. Carlos I, onde retoma o seu percurso. Já no sentido Cais do Sodré, este autocarro circula via Av. D. Carlos I, Rua da Boavista, Rua S. Paulo, Travessa do Corpo Santo, Corpo Santo, Av. 24 julho e Cais do Sodré.

Para voltar para casa, na Rede da Madrugada estão também mais autocarros garantidos, a partir das 00:30, com partida no Cais do Sodré e no Marquês de Pombal. O reforço vai abranger as carreiras 201 – Cais do Sodré – Linda-a-Velha, 202 – Cais do Sodré – Portas de Benfica/Sete Rios, 206 – Cais do Sodré – Lumiar, 207 – Marquês de Pombal – Lumiar, 208 – Cais do Sodré – Oriente e 210 – Cais do Sodré – Moscavide.

Transportes para fora de Lisboa

Para quem é de fora de Lisboa, a Transtejo vai disponibilizar “duas carreiras extra” nas ligações fluviais do Barreiro e de Cacilhas na madrugada da véspera de feriado. Na ligação Terreiro do Paço – Barreiro, as duas carreiras extras vão realizar-se às 03:00 e às 04:00, mantendo ainda as viagens habituais da madrugada: 1h00, 2h00 e 5h40. Já a ligação Cais do Sodré – Cacilhas vai ter um reforço às 03:00 e às 04:30, viagens que se juntam aos horários habituais da madrugada: 1h00, 1h40 e 5h40.

A CP também vai intensificar as ligações em Lisboa com 14 comboios especiais com destino a Sintra, Cascais e Azambuja. No entanto, os comboios podem ser afetados pela greve dos trabalhadores. Com habitual encerramento à 1h00, as ligações entre Lisboa e Sintra vão ter comboios especiais a partir da estação do Rossio desde a 1h30 até às 5h30 e com frequência de meia em meia hora, correspondente a nove viagens.

Na Linha de Cascais, os comboios vão arrancar da estação do Cais do Sodré às 2h30, 3h30 e 4h30, e relativamente à Azambuja, os comboios vão circular a partir da estação de Santa Apolónia às 1h30 e 3h30.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Todos os caminhos vão dar aos Santos Populares? Veja as estradas cortadas e as alternativas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião