Clubes vão perder pontos se derem incentivos financeiros a outros para ganharem jogo

  • Lusa
  • 14 Junho 2018

O clube que apresente incentivos financeiros a outro para que vença determinado jogo incorre numa pena de perda de três a cinco pontos na classificação do respetivo campeonato.

Os clubes reunidos esta quarta-feira em assembleia geral extraordinária da Liga Portuguesa de Futebol Profissional aprovaram, por unanimidade ou maioria qualificada, alterações ao Regulamento Disciplinar, que passam pelo agravamento de várias sanções, nomeadamente perda de pontos para incentivos financeiros.

Na reunião magna de oito horas realizada no Porto, os clubes concordaram com o aumento do valor de multas para algumas infrações e com a perda de pontos para casos em que um clube apresente incentivos financeiros a outro para que vença determinado jogo.

Neste caso, sempre e quando seja provado, o clube que ativamente promova essa prática incorre numa pena de perda de três a cinco pontos na classificação do respetivo campeonato.

Além disso, foram ainda aprovadas punições mais pesadas a dirigentes que incitem à violência ou protagonizem comportamento fora das normas.

“Um dirigente que, dentro de um quadro específico, que estará previsto, cometa duas infrações, fica sujeito, à terceira, a pagar multas mais elevadas e, em extremo, a ser impedido de entrar em estádios”, explicou Sónia Carneiro, diretora geral da Liga.

A Mesa da Assembleia Geral da Liga Portugal, presidida por Mário Costa, anunciou ainda que foram aprovadas alterações em sede de Regulamento de Arbitragem, nomeadamente modificações às regras do videoárbitro (VAR), indo ao encontro das pretensões do Conselho de Arbitragem.

Nesta reunião estiveram representados os três ‘grandes’ — Benfica, FC Porto e Sporting — e seis clubes não se fizeram representar, nomeadamente o Desportivo das Aves e Paços de Ferreira, da I Liga, bem como Gil Vicente, Nacional, União da Madeira e Real Massamá, da II Liga.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Clubes vão perder pontos se derem incentivos financeiros a outros para ganharem jogo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião