5 coisas que vão marcar o dia

  • Rita Atalaia
  • 15 Junho 2018

O foco vira-se para os dados do crédito ao consumo, mas também para a atividade turística. No Parlamento, a discussão foca-se nos professores, no dia em que Portugal vai estrear-se no Mundial 2018.

O foco desta sexta-feira vira-se para os dados do crédito ao consumo, depois de o Banco de Portugal ter feito algumas recomendações aos bancos no sentido de limitar o facilitismo no crédito. Também o INE vai divulgar os números para a atividade turística, cujas receitas continuam a bater recordes. No Parlamento, os deputados discutem a carreira dos professores, isto no mesmo dia em que arranca o prazo para os credores da Oi participarem no aumento de capital. Para os fãs de futebol, Portugal estreia-se no Mundial de 2018 contra a Espanha.

Crédito ao consumo não pára de aumentar

O crédito ao consumo não pára de aumentar. Depois de os bancos terem concedido perto de 1,8 mil milhões de euros em crédito ao consumo nos primeiros três meses do ano, o Banco de Portugal revela esta sexta-feira os números dos novos créditos para abril. Este crescimento já levou o banco liderado por Carlos Costa a fazer três recomendações aos bancos para travar o facilitismo no crédito.

Turismo abranda, mas continua a bater recordes

O crescimento do turismo está a abrandar o ritmo, mas o setor continua a bater recordes. Uma tendência que pode ser confirmada esta sexta-feira depois de o INE divulgar os dados para a atividade turística em abril. Entre janeiro e fevereiro, a hotelaria nacional recebeu mais de dois milhões de hóspedes, que responderam por perto de 5,5 milhões de dormidas. E, em apenas dois meses, faturou quase 300 milhões de euros, um novo recorde.

Deputados discutem carreira dos professores

A pedido do PCP, a sessão plenária desta sexta-feira será marcada pela “organização do próximo ano letivo, carreira e concursos dos docentes”. Isto numa altura em que os professores exigem a contagem do tempo de serviço em que tiveram as carreiras congeladas. A partir da próxima semana, os sindicatos vão avançar com novas greves, nomeadamente às avaliações que vão estar a decorrer entre 18 e 29 de junho.

Arranca prazo para credores da Oi participarem no aumento de capital

Os credores da operadora brasileira Oi — na qual a Pharol detém uma participação maioritária — têm a partir desta sexta-feira um mês para exercer direito de preferência sobre as ações emitidas no âmbito da operação de aumento de capital, num máximo de 2,8 mil milhões de euros.

Portugal estreia-se no Mundial contra Espanha

O país pára hoje para ver a primeira exibição de Portugal no Mundial de 2018. Os 23 convocados por Fernando Santos vão disputar o primeiro jogo contra Espanha, depois de a equipa do país vizinho ter ficado, a dois dias do jogo, sem selecionador. Julen Lopetegui — que foi entretanto substituído por Fernando Hierro — foi despedido pouco tempo depois de ter sido anunciado como treinador do Real Madrid para as próximas três temporadas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião