Hoje nas notícias: Matrículas, incêndios e impostos

  • ECO
  • 15 Junho 2018

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Num dia em que as capas dos jornais levam o carimbo da seleção nacional, que tem o primeiro jogo do Mundial na noite desta sexta-feira contra Espanha, mas também da tragédia de Pedrógão, existem outros temas que prometem marcar a atualidade.

Governo não vai reforçar inspeções às matrículas

Termina esta sexta-feira o período de matrículas para o ensino pré-escolar e para o 1.º ciclo. Contudo, como avança o Diário de Notícias, o Ministério da Educação e da Ciência não vai reforçar a presença da Inspeção-Geral da Educação e da Ciência (IGEC) nas escolas, neste que, segundo o jornal, é o período mais crítico para garantir o ingresso dos alunos nas escolas desejadas pelas famílias. O Ministério diz “confiar nos diretores”, mesmo depois da contestação do ano passado com a polémica das moradas falsas e já com os novos critérios aprovados pelo Governo. Leia mais aqui.

Ainda falta equipamento para combater incêndios

Duas associações que representam militares da GNR denunciaram à rádio TSF que o Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) ainda não tem todo o material de proteção individual necessário e até viaturas para combater eventuais incêndios que decorram este ano. A GNR recusa essa ideia. No entanto, de acordo com a rádio, existiu um concurso público de aquisição de equipamento que teve um vencedor, mas o prazo de entrega dos materiais é de 90 dias — isto é, já perto do fim do verão —, e o contrato ainda nem terá sido assinado. O Governo prometera ter estes profissionais devidamente equipados em meados de junho. Leia mais aqui.

Grandes empresas e fortunas pagam 44 milhos de euros/dia em impostos

A unidade de Grandes Contribuintes que acompanha as grandes empresas e os milionários portugueses, arrecadou 5,2 mil milhões de euros em receitas fiscais nos primeiros quatro meses do ano, avança o Jornal Económico. O que se traduz em 44 milhões de euros pagos diariamente por grandes empresas e fortunas. O Fisco acompanha, presentemente, cerca de 1.500 fundos. Leia mais aqui. (acesso pago)

António Barreto: “Costa sabe pouco e sistematicamente vai atrás do acontecimento”

Em entrevista ao jornal i, o sociólogo António Barreto fala de falta de cultura entre a classe política. “Se ouvir os deputados vai ouvir disparates históricos, disparates de falta de cultura”. Mas as críticas não se ficam pelos deputados. Barreto acusa o primeiro-ministro de “saber pouco” e “sistematicamente” ir “atrás do acontecimento”. O sociólogo antecipa “um grande futuro político” a Pedro Nuno Santos e deixa um alerta: “Se houvesse este ano as mesmas circunstâncias, o Estado voltava a falhar como falhou em Pedrógão”. Leia mais aqui. (acesso pago)

Habitação em Lisboa já está mais cara do que em Madrid

O preço das habitações não para de subir e, de acordo com a VidaEconómica, os preços praticados em Lisboa já são mais elevados do que em Madrid. O jornal dá um exemplo: os preços dos apartamentos de luxo de atingem os 17 mil euros por metro quadrado. Por outro lado, mais de metade das habitações à venda em Lisboa está acima de 300 mil euros. Leia mais aqui. (acesso pago)

 

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Matrículas, incêndios e impostos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião