Tranquilidade denunciou cartel dos seguros à AdC

  • ECO
  • 24 Junho 2018

A investigação às suspeitas de cartelização no setor dos seguros partiu de uma denúncia da Tranquilidade. Seguradora entregou indícios que recolhera, solicitando a adesão ao Programa de Clemência.

A investigaçãoàs suspeitas de cartelização nos seguros, que a Autoridade da Concorrência (AdC) tem levado a cabo desde o ano passado, partiu de uma denúncia de uma empresa do mesmo setor. Segundo avança o Público (acesso condicionado), foi a Tranquilidade que detetou indícios de cartelização, que entregou à AdC, em 2017, solicitando a adesão ao Programa de Clemência.

Em causa estão suspeitas de que as seguradoras terão combinado que não disputariam determinados clientes entre si e de que terão acordado preços nos seguros de acidentes de trabalho. De acordo com o mesmo jornal, estão envolvidas as principais companhias do setor, nesta investigação.

Confrontado com a existência de “situações menos claras”, o Conselho de Administração Executivo da Tranquilidade reportou esses factos ao acionista, o que desencadeou um processo de averiguações internas. Foi dessa investigação que saiu a denúncia, que acabou por ser apresentada ao regulador, ao qual acabaram por ser entregues emails trocados entre seguradoras concorrentes, bem como outras provas documentais, solicitando-se, ao mesmo tempo, a adesão ao Programa de Clemência.

Trata-se de uma espécie de delação premiada, que poderá permitir à seguradora ficar livre de qualquer penalização, mesmo que se comprovem as práticas ilegais investigadas. Recorde-se que, no mês passado, o Jornal de Negócios tinha avançado que, no seu relatório e contas do último ano, a Seguradoras Unidas (grupo que resultou da integração da Açoreana, T-Vida e Logo na Tranquilidade) declarava acreditar que, no âmbito deste processo, não lhe seria imposta qualquer coima.

Contactada pelo Público, a Tranquilidade não quis comentar o caso mas deixou a nota: “A companhia segue os mais elevados padrões de transparência nos seus procedimentos e na relação com os clientes bem como de compliance“.

A existência desta investigação foi conhecida em julho do ano passado, quando o Expresso noticiou que teriam havido buscas nas seguradoras visadas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tranquilidade denunciou cartel dos seguros à AdC

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião