Sete dias no Algarve, uma praia e um hotel. É o desejo dos portugueses para as férias de verão

  • ECO
  • 27 Junho 2018

Férias fora de casa, com sol e mar. Se for em Portugal, o destino é o Algarve. Se for no estrangeiro, pode ser em Espanha. É assim que a maioria dos portugueses quer estar em agosto, segundo o IPDT.

Verão, férias e praia são palavras que já andam na mente de muitos portugueses, que só querem ver o seu primeiro dia de férias a chegar. Alguns gozam o descanso em casa, outros preferem ir para fora. A conclusão do Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT), que desenvolveu um estudo sobre as intenções de férias de residentes em Portugal, é que a grande maioria vai fazer férias fora de casa, oito em cada 10 portugueses para ser mais preciso.

Relativamente ao período homólogo do ano passado (de junho a setembro), que registou 82% dos portugueses a gozar férias fora, o valor não variou muito. No entanto, apesar da ligeira descida deste ano, o número de portugueses que vão fazer férias no estrangeiro aumentou.

A maioria dos portugueses que vai para fora do país faz as malas rumo à Europa. Mas a Europa tem dezenas de países que poderiam ser eleitos o destino ideal para as férias grandes. De todos eles, os portugueses dão especial destaque ao país vizinho, a Espanha.

Então, e os que ficam por cá?

Dentro do país, o Algarve continua a ser o local de férias preferido dos portugueses. “A expectativa para o gozo de férias é muito positiva, com o Algarve a ser o destino de eleição, numa escolha que coloca Portugal no topo das preferências para 45% dos inquiridos“, afirma António Jorge Costa, Presidente do IPDT, em comunicado.

Mas, seja no estrangeiro ou em Portugal, a maior parte dos portugueses inquiridos vai passar até sete noites fora de casa. Uma semana de descanso que, para a maioria, deverá ser em agosto, o mês que os portugueses continuam a preferir para tirar as suas férias grandes.

Que alojamento escolher, quando reservar, qual o mais barato ou mais perto da praia continuam a ser algumas das questões que se seguem. Depois dos dias de férias determinados e do sítio escolhido existe um mundo possibilidades. Este ano, 27% dos portugueses inquiridos escolheram hotéis de quatro estrelas e 22% alojamento particular ou gratuito, principalmente casas alugadas ou de familiares e amigos.

Quais são os critérios para a escolha do destino?

Por vezes, escolher pode ser uma tarefa difícil. Entre os inquiridos para a realização do estudo, 54% apresentou o sol e o mar como a motivação principal, o que comprova que a praia continua a ser a principal atração das férias de verão. No entanto, a cultura é o que mais pesa para 14% dos portugueses e as visitas a cidades é o principal critério de escolha para 12%.

Para o Presidente do IPDT, proprietário de alojamentos têm, nesta fase, uma boa “oportunidade para as ofertas de última hora”, dado que cerca de 39% dos inquiridos admitiram que ainda não trataram das suas reservas de alojamento para este verão.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sete dias no Algarve, uma praia e um hotel. É o desejo dos portugueses para as férias de verão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião