Sonae investe em empresa de inteligência artificial aplicada ao retalho

  • ECO
  • 27 Junho 2018

A empresa espanhola Nextail recebeu um investimento por parte da Sonae para ajudar os retalhistas nas decisões chave para a gestão de inventário e merchandising.

A Sonae continua a investir nas novas tecnologias. Depois da aposta na cibersegurança, agora, através de um fundo de capital de risco, apostou na inteligência artificial aplicada ao retalho. Aplicou, juntamente com outras empresas, 10 milhões de dólares na Nextail, empresa que procura apoiar e ajudar os retalhistas a tomarem melhores decisões na gestão de inventário, tal como no merchandising.

A empresa espanhola Nextail levantou um investimento liderado pela firma londrina VC KEEN Venture Partners LLP, com participação da Sonae Investment Management (Sonae IM) e da Nauta Capital, que já antes era investidor na Nextail. A empresa tecnológica vai criar soluções que têm como objetivo a expansão internacional e a investigação e desenvolvimento. Para isso, a Nextail prevê duplicar os seus colaboradores, para mais de 100.

O retalho é um dos setores da economia com maior potencial ao nível do impacto da inteligência artificial. Os retalhistas estão habituados a estabelecer parcerias ao longo da sua cadeia de valor. Acreditamos que este é momento para estabelecerem parcerias com especialistas em inteligência artificial, para obter as ferramentas certas para as tomadas de decisão”, disse Alexander Ribbink, General Partner na KEEN, em comunicado.

Decisões ágeis e baseadas em dados ajudam as empresas a irem ao encontro das necessidades dos clientes. Na Nextail fornecemos decisões inteligentes automatizadas, apoiadas nos princípios analíticos que as empresas líderes digitais utilizam” afirmou em comunicado Joaquín Villalba, CEO e co-fundador da Nextail e antigo Head of European Operations na Inditex (Zara).

A Sone IM, a Corporate Venture Capital da Sonae, tem como objetivo investir em empresas tecnológicas, com aplicação nas áreas do retalho, telecomunicações e cibersegurança. A Sonae pretende apoiar empresas em fase de crescimento que possam ser um parceiro estratégico. Atualmente conta com mais de 17 investimentos diretos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sonae investe em empresa de inteligência artificial aplicada ao retalho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião