Parlamento tem 19 deputados arguidos

  • ECO
  • 27 Junho 2018

Entre outubro de 2015 e 2018 foram 16 os deputados que prestaram declarações ao Ministério Público na qualidade de arguidos. Juntam-se agora Luís Montenegro, Hugo Soares e Luís Campos Ferreira.

Entre a atividade autárquica exercida antes da chegada à Assembleia da República e o caso das viagens ao Euro 2016, são já 19 os deputados que foram constituídos arguidos num processo pelo Ministério Público. Alguns deles já foram ouvidos em mais do que um processo.

As contas foram feitas pelo Público (acesso condicionado) e revelam que entre outubro de 2015 e 2018 foram 16 os deputados que prestaram declarações ao Ministério Público na qualidade de arguidos, sendo que foram apresentados 20 pedidos de levantamento de imunidade à Assembleia da República. Foram Carlos Pereira e Joana Lima, os dois do Partido Socialista, os deputados que foram ou serão ouvidos em mais que um processo.

A estes 16 juntam-se os três divulgados esta segunda-feira pelo Observador. Os ex-líderes parlamentares do PSD Luís Montenegro e Hugo Soares foram constituídos arguidos pelo alegado crime de recebimento indevido de vantagem no caso das viagens do Euro 2016. Luís Campos Ferreira, ex-secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, também foi constituído arguido pelo mesmo crime.

Em causa estão as alegadas viagens pagas pelo empresário Joaquim Oliveira, líder do grupo Olivedesportos, para assistir a jogos da seleção nacional no campeonato europeu de 2016. Montenegro terá assistido a quatro jogos, Hugo Soares a dois e Luís Campos Ferreira à meia-final.

A lista dos deputados arguidos é constituída por: João Gouveia, Carla Tavares, Isaura Pedro, Rui Silva, Joana Lima, Hugo Pires, Palmira Maciel, Luís Soares, Maurício Marques, Cristóvão Crespo, Pedro Delgado Alves, Carlos Pereira, Germana Rocha, José Carlos Barreto, Hugo Soares, Luís Campos Ferreira, Cristóvão Norte, Rocha Andrade e Luís Montenegro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Parlamento tem 19 deputados arguidos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião