Viagens ao Euro 2016: Soares, Montenegro e Campos Ferreira vão ser arguidos

  • ECO
  • 26 Junho 2018

Em causa estão convites dados pelo grupo Olivedesportos. Os deputados social-democratas já foram notificados para prestar declarações e mostraram "total disponibilidade".

Os sociais-democratas Luís Montenegro, Hugo Soares e Luís Campos Ferreira vão ser arguidos pelo alegado crime de de recebimento indevido de vantagem no caso das viagens do Euro 2016 por parte do grupo Olivedesportos. Como noticia o Observador, os ex-líderes parlamentares e ex-secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação já foram notificados pelo Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa (DIAP) para prestarem declarações na qualidade de arguidos.

Em causa estão as alegadas viagens pagas pelo empresário Joaquim Oliveira, líder do grupo Olivedesportos, para assistir a jogos da seleção nacional no campeonato europeu de 2016. Montenegro terá assistido a quatro jogos, Hugo Soares a dois e Luís Campos Ferreira à meia-final.

O caso das viagens começou por focar apenas as viagens oferecidas pela Galp, que incluíam um pacote mais extenso de ofertas, mas num segundo inquérito, o DIAP concentrou-se nos convites de Joaquim Oliveira, feitos a diversos titulares de cargos e altos cargos políticos.

Em resposta à notícia, os deputados divulgaram um comunicado conjunto no qual afirmam terem tomado conhecimento do sucedido “com surpresa, mas também com absoluta tranquilidade.” Na nota é ainda manifestada a “total disponibilidade para prestar os esclarecimentos que forem devidos” e a sua inocência, uma vez que “as viagens que efetuámos naquela ocasião foram a expensas próprias.”

Recorde-se que já são arguidos neste processo políticos como João Vasconcelos, ex-secretário de Estado da Indústria, Fernando Rocha Andrade, ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, e Jorge Oliveira, ex-secretário de Estado da Internacionalização, estes por terem recebido as ofertas da petrolífera nacional.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Viagens ao Euro 2016: Soares, Montenegro e Campos Ferreira vão ser arguidos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião