EDP Renováveis corrige. Galp não impede queda do PSI-20

  • Juliana Nogueira Santos
  • 27 Junho 2018

A Engie e a Orsted já vieram dizer que não estão interessadas na empresa de Manso Neto, nem em partes do negócio. Depois de chegarem aos 8,99 euros, um recorde, as ações corrigem.

A EDP Renováveis tocou máximos após ter sido revelado interesse de outras empresas, numa altura em que está a decorrer a OPA da China Three Gorges. No entanto, tanto a Engie como a Orsted já vieram afastar essa possibilidade, levando os títulos da empresa liderada por Manso Neto a corrigirem. Com a pressão da energética, e de sete outras cotadas, nem o avanço de mais de 1% da Galp é suficiente para animar o PSI-20.

A empresa de energias renováveis atingiu novos máximos históricos na última sessão, tudo isto à boleia do possível interesse da Engie e da Orsted — que já afastaram a hipótese de OPA concorrente, ou mesmo do interesse na compra de ativos. Com os desmentidos, os títulos recuam quase 1%, tendência negativa que está a pesar na bolsa, com o índice nacional a recuar 0,1% para 5.568,75 pontos.

No dia em que os acionistas vão, em assembleia geral, votar não só a continuidade do gestor, mas também a entrada de investidores ativistas na administração, os títulos recuam para 8,84 euros, um valor ainda assim bastante acima dos 7,33 euros oferecidos na OPA da China Three Gorges.

A aumentar a pressão sobre a bolsa está ainda a Nos, que perde 0,68% para 4,70 euros, e o BCP, que desvaloriza 0,99% para 26,07 cêntimos. Esta terça-feira foi noticiado que poderá haver um braço de ferro ibérico entre o banco de Miguel Maya e o Santander na Polónia, sendo que ambos estão interessados na unidade polaca do SocGen, o Eurobank.

No extremo oposto coloca-se a petrolífera nacional, que acompanha os preços do “ouro negro” e a elétrica de António Mexia, que cada vez se afasta mais do valor oferecido pelos chineses na OPA. Com o petróleo a ultrapassar a fasquia dos 70 dólares por barril, a Galp Energia avança 1,53% para 16,28 euros.

Já a EDP regista uma subida de 0,53% contando nos 3,42 euros, mais 16 cêntimos que o valor oferecido pela China Three Gorges. Ainda assim, estes avanços não são suficientes para manter o índice nacional à tona.

No entanto, Lisboa não é caso único na Europa. Enquanto o Stoxx 600 abriu a sessão inalterado, o espanhol IBEX-35 caía 0,22%, o francês CAC-40 deslizava 0,06% e o alemão DAX perdia 0,11%.

(Notícia atualizada às 8h30)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP Renováveis corrige. Galp não impede queda do PSI-20

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião