Fisco abre 120 processos a bancos por falhas nos dados sobre offshores

  • ECO
  • 3 Julho 2018

Atrasos e omissões nas declarações relacionadas com offshores dos clientes entregues pelos bancos levaram a administração fiscal a abrir processos para aplicar coimas.

A administração tributária tem mais de uma centena de processos abertos para aplicar coimas a bancos relacionados com erros identificados nas declarações anuais onde são indicadas as transferências realizadas pelos clientes para contas bancárias sediadas em paraísos fiscais, dá conta o Público (acesso condicionado) na edição desta terça-feira.

De acordo com o diário, já foram levantados este ano 122 autos de notícia, um número bastante superior face aos nove desencadeados em 2017 pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), relativamente a cinco entidades, todas elas fiscalizadas pela Unidade dos Grandes Contribuintes.

Em causa estarão atrasos e omissões, com muitos bancos a entregarem declarações de substituição nos últimos meses onde corrigirem declarações de anos anteriores, dando a conhecer, nalguns casos, novas operações bancárias omitidas inicialmente.

Ao compararem os ficheiros antigos com os novos, os serviços da AT, além de encontrarem essas transferências omissas, verificaram que os primeiros documentos tinham outros dados incompletos ou incorretos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fisco abre 120 processos a bancos por falhas nos dados sobre offshores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião