Juros dos depósitos atingem novo mínimo histórico. Pagam 0,17%

A taxa média oferecida nas novas aplicações em depósitos a prazo encolheu, em maio, para 0,17%. Trata-se do nível mais baixo em pelo menos 18 anos.

Mais um mês, mais uma descida dos juros dos depósitos. Em maio, a taxa de remuneração dos novos depósitos a prazo atingiu um novo mínimo desde pelo menos 18 anos, mostram dados do Banco Central Europeu.

De acordo com dados da entidade liderada por Mario Draghi, divulgados esta terça-feira, a taxa de juro oferecida nas novas aplicações a prazo realizadas em maio fixou-se nos 0,17%. Este valor fica aquém dos 0,18% verificados em abril, e assinala um novo mínimo de sempre, tendo em conta um histórico cujo início remonta a janeiro de 2000.

Juros dos depósitos nos últimos 18 anos

Fonte: BCE

A remuneração dos depósitos a prazo continua assim a ser condicionada pelos níveis historicamente baixos das Euribor que, apesar de sinalizarem já uma inversão de rumo, se mantêm em valores negativos. Mas também pelo desinteresse dos bancos em captarem recursos. A sua prioridade passa agora por maximizar os seus proveitos pela via da subida das comissões, ao mesmo tempo que apostam em força na concessão de crédito.

A quebra dos juros disponibilizados pelos bancos nas novas aplicações foi transversal às diferentes maturidades dos depósitos. Nos depósitos com maturidades até dois anos, a taxa de juro média recuou dos 0,18% verificados em abril, para 0,17%. Já no caso dos depósitos acima de dois anos a taxa média desceu de 0,21%, em abril, para 0,18% em maio.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Juros dos depósitos atingem novo mínimo histórico. Pagam 0,17%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião