Governo de May sofre mais uma baixa. Depois de David Davis e Steve Baker, Boris Johnson também se demitiu

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, Boris Johnson, demitiu-se esta segunda-feira. É a terceira baixa em 24 horas, depois de David Davis e Steve Baker.

Boris Johnson demitiu-se e vai deixar a pasta dos Negócios Estrangeiros do Governo de Theresa May, avançou a Reuters. Esta é a terceira baixa em 24 horas, depois da saída de David David, que era ministro do Brexit, e de Steve Baker, o seu braço direito no Departamento para a Saída da União Europeia, de acordo com o The Guardian.

“Esta tarde, a primeira-ministra aceitou a demissão de Boris Johnson do cargo de ministro dos Negócios Estrangeiros. A sua substituição será anunciada em breve. A primeira-ministra agradece a Boris o seu trabalho”, disse fonte oficial de Downing Street, citada pelo mesmo jornal britânico. No Reino Unido, o sentimento é de crise política. Boris Johnson era um forte apoiante do Brexit, pelo que a sua saída põe mais areia na complexa engrenagem da saída do país da União Europeia.

Theresa May corre agora o risco de vir a enfrentar uma moção de censura, num dia em que a governante irá encarar a sua bancada parlamentar numa sessão às 17h30 em Westminster. Para tal, 48 deputados têm de apelar a este cenário.

Esta segunda-feira, o ministro do Brexit, David David, também apresentou a demissão. Dominic Raab foi nomeado para o substituir. Steve Baker, número dois do Departamento para a Saída da União Europeia, também se demitiu. Em causa, os planos de Theresa May para manter uma relação próxima com a União Europeia depois da separação do bloco, segundo a Bloomberg (acesso condicionado).

(Notícia atualizada às 15h32)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo de May sofre mais uma baixa. Depois de David Davis e Steve Baker, Boris Johnson também se demitiu

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião