Trabalhadores a recibos verdes no Estado aumentam 14,6%. Ministério do Trabalho tem mais de metade

  • ECO
  • 10 Julho 2018

Havia perto de 18 mil trabalhadores em situação de prestação de serviços no segundo semestre de 2017. Do total, mais de metade estavam ao serviço do Ministério do Trabalho.

Os serviços do Estado central e as autarquias tinham, no final do segundo semestre de 2017, 17.728 pessoas em regime de prestação de serviços, uma aumento de 14,6% do que no mesmo período de 2016. Isto mesmo com o programa de regularização dos precários no Estado em curso.

Os dados são da Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP) e foram divulgados esta terça-feira pelo Público (acesso condicionado), nos quais se pode identificar que este é o número mais alto desde o segundo semestre de 2013, altura em que eram 28 mil os precários do Estado.

Os números recolhidos incluem os trabalhadores a recibos verdes que estão à espera da regularização da sua situação, os que iniciaram a prestação de serviços depois de maio do ano passado e outras prestações de serviços que não estão abrangidas neste processo de regularização.

No entanto, mais de metade dos trabalhadores a recibos verdes está ligado à administração central, principalmente aos serviços que dependem do Ministério do Trabalho e da Segurança Social, da Saúde e da Ciência e Ensino Superior. O ministério de Vieira da Silva contava com 6.113 prestações de serviços, perfazendo 61% de todos os recibos verdes da administração central e um terço do total.

Na análise que faz aos dados, a DGAEP dá conta do “acréscimo particularmente relevante” no ministério do Trabalho “devido ao sinal da retoma da atividade do Instituto do Emprego e Formação Profissional com a contratação maioritariamente de formadores”. Já as autarquias contabilizam 43,7% das prestações de serviços registadas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trabalhadores a recibos verdes no Estado aumentam 14,6%. Ministério do Trabalho tem mais de metade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião