Jeremy Hunt sucede a Boris Johnson

Theresa May já escolheu o sucessor de Boris Johnson. É Jeremy Hunt, que até agora ocupava o cargo de ministro da Saúde.

Jeremy Hunt foi nomeado para o cargo de ministro dos Negócios Estrangeiros britânicos depois de Boris Johnson ter apresentado a sua demissão em discordância com a estratégia seguida por Theresa May, anuncia a Reuters.

O novo ministro britânico ocupava até agora o cargo de ministro da Saúde. A confirmação surgiu no Twitter, depois de Hunt ter sido visto na residência oficial de May, no início da noite, onde dá conta de que a Rainha ficou satisfeita com a nomeação de Hunt.

Na carta enviada a May, onde renuncia ao governo, Johnson dá conta das razões para a saída. Boris Johnson diz que “o Brexit deve ser sobre oportunidade e esperança. Deve ser uma hipótese para fazermos as coisas de forma diferente, para sermos mais ágeis e dinâmicos, e para maximizarmos as vantagens específicas de um Reino Unido enquanto economia aberta e voltada para o exterior”. Um sonho, continua Boris, que está “a morrer, sufocado por uma insegurança desnecessária”.

O ex-ministro lembra que tem pressionado a primeira-ministra britânica para uma saída sem acordo, mas que essa decisão tem vindo a ser adiada. “Como resultado parece que estamos a caminhar em direção a um semi-Brexit”, afirma.

“Estamos verdadeiramente a caminho de um estado de colónia — e muitos vão ter dificuldade em ver vantagens económicas ou políticas nisso”, argumenta ainda o político britânico.

Antes da demissão de Johnson, já David Davis, o ministro do Brexit, tinha renunciado ao lugar, sendo acompanhado por Steve Baker, o seu número dois. As razões das saídas são as mesmas invocados por Boris Johnson.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Jeremy Hunt sucede a Boris Johnson

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião