Empresa de ex-assessora de Salgado vende imóveis do Novo Banco

  • ECO
  • 11 Julho 2018

A antiga assessora de Ricardo Salgado é a gestora da consultora Alantra, que foi escolhida pelo Novo Banco para vender a sua carteira imobiliária. Rita Barosa foi uma das envolvidas no caso do GES.

Rita Barosa, antiga assessora de Ricardo Salgado, é a dirigente do braço português da espanhola Alantra, consultora escolhida pelo Novo Banco para a venda dos seus ativos imobiliários. A ex-assessora, que nunca foi acusada nos casos do universo Grupo Espírito Santo (GES) mas foi dirigente do BES e, segundo a comunicação social, estava associada ao “saco azul” do GES, afirma que não participará neste trabalho pois a proposta foi feita pela Alantra espanhola e não pelo seu escritório de Lisboa.

De acordo com o que escreve esta quarta-feira o Público (acesso condicionado), um veículo do Lone Star terá sido o responsável pela escolha da Alantra para vender o portefólio no valor de, aproximadamente, 700 milhões de euros do Novo Banco, instituição que resultou da queda do BES.

De acordo com um quadro do Novo Banco que falou ao jornal, a administração pediu à Alantra que, depois da proposta inicial incluir o nome de Rita Barosa, esta não fosse incluída na proposta final.

Rita Barosa, por sua vez, afirma que o seu nome nunca constou na proposta visto que esta partia da empresa em Espanha. “Desde o primeiro minuto foi a Alantra Corporate que tem sede em Madrid que apresentou as ofertas, como não podia deixar de ser porque é a empresa do grupo especializada em vender portefólios”, esclareceu.

Rita Barosa nunca foi visada pelas ações do Banco de Portugal nem do Ministério Público, mas encontrar-se-ia na lista de pagamentos do saco azul do BES, junto de Manuel Pinho, ex-ministro da Economia e administrador do BES.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Empresa de ex-assessora de Salgado vende imóveis do Novo Banco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião