Governo renova linhas de crédito para empresas com 2,7 mil milhões

  • ECO
  • 11 Julho 2018

O ministro da Economia anunciou que a procura excedeu largamente os fundos das linhas de crédito disponíveis para empresas em 2017, e revelou que estas serão renovadas, com 2,7 mil milhões de euros.

O Governo prepara-se para lançar novas linhas de financiamento com o programa Capitalizar, no valor de 2,7 mil milhões de euros. O ministro da Economia, Caldeira Cabral, referiu em entrevista ao Jornal de Negócios (acesso pago) publicada esta quarta-feira que em 2017 a procura excedeu a oferta, tendo sido financiadas 25 mil empresas, com 330 mil trabalhadores.

No ano passado, as linhas de crédito do Governo começaram com 1,6 mil milhões, mas “os montantes esgotaram-se muito mais cedo e [foi preciso] acelerar o processo e reforçar as linhas”, explicou o ministro. “As linhas com 1.600 milhões do ano passado deram 2.500 milhões de crédito às empresas. A procura foi maior do que o previsto”, continuou.

Este ano, o Governo vai lançar linhas de crédito que partem com 2,7 mil milhões de euros disponíveis, contando com “um conjunto muito amplo de bancos”. O Banco Europeu de Investimento vai ainda financiar uma linha específica de crédito chamada MidCaps, para acrescentar 500 milhões a este sistema.

“Estas linhas ajudam a que mais empresas tenham financiamento, porque os bancos, sem as garantias do Estado, podiam hesitar em dar crédito”, explicou Caldeira Cabral. “E ajudam estas empresas a ter financiamento em melhores condições quer de custo quer de prazos, e isso dá mais confiança para investirem. Nos últimos dois anos as empresas conseguiram aumentar o investimento – em 2017 foi o maior crescimento dos últimos 18 anos –, diminuindo o seu endividamento”.

Os principais apelos das empresas ao Ministério da Economia, continuou Manuel Caldeira Cabral, são de melhores condições de financiamento, para gastar em pessoal e formação.

Quanto às linhas de financiamento para 2019, o ministro reconheceu que é uma questão que será resolvida no Orçamento de Estado para 2019, mas garantiu, questionado pelo Jornal de Negócios, que esse documento será aprovado, com os parceiros atuais, “esta maioria que tem dado apoio ao Governo e que deve estar toda ela (…) orgulhosa do trabalho que conseguimos fazer de relançamento da economia, criação de emprego e devolução de rendimentos”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo renova linhas de crédito para empresas com 2,7 mil milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião