5 coisas que vão marcar o dia

Resultados do BPI e da Impresa, audições sobre os CMEC, antecipação sobre o mercado de crédito, reunião da Concertação social em Portugal e do G20 na Argentina marcam o dia dos investidores.

Esta terça-feira volta a estar em destaque a apresentação de contas de cotadas da bolsa nacional — BPI e Impresa — no mesmo dia em que ocorrem novas audições no Parlamento a propósito do CMEC e em que acontece uma nova reunião em concertação social. Será possível ainda saber o que os bancos antecipam que possa vir a ser o rumo do mercado de crédito em Portugal neste trimestre. Lá fora, destaque para mais uma reunião do G20, desta vez na Argentina.

BPI e Impresa divulgam contas

Numa semana marcada pela divulgação de contas por parte de um elevado número de cotadas, os olhos dos investidores centram-se nos resultados do BPI e da Impresa relativos ao segundo trimestre. O banco liderado por Pablo Forero que se prepara em breve para deixar de ser cotado em bolsa apresenta contas após o fecho do mercado, não sendo conhecidas estimativas para os números que poderão ser revelados. O banco passou de prejuízos de 122 milhões nos primeiros três meses de 2017, para lucros de 210 milhões no mesmo período de 2018. Irá dar continuidade ao bom desempenho no segundo trimestre? Já a Impresa continuou a apresentar prejuízos, mas menores. Foram de 632 mil euros nos primeiros três meses deste ano.

Uma antevisão para a procura e oferta de crédito

Nesta terça-feira, são conhecidas as conclusões do inquérito trimestral do Banco de Portugal aos bancos sobre o mercado de crédito. Esta sondagem irá fazer um balanço da procura e da oferta de crédito às empresas e aos particulares, bem como às respetivas condições, relativamente ao que se passou no segundo trimestre deste ano. Será também uma boa ocasião para perceber qual a expectativa das instituições financeiras que participam nesse estudo relativamente ao rumo no trimestre atual destas dinâmicas do crédito.

Nova audição no Parlamento sobre os CMEC

Nesta terça-feira decorrem duas novas audições no Parlamento no âmbito da Comissão Parlamentar de Inquérito ao Pagamento de Rendas Excessivas aos Produtores de Eletricidade: popularmente conhecidos por CMEC. Nestas audições que servido para escutar especialistas sobre o tema, chega a vez de ouvir Vítor Santos, ex-presidente da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), sessão que decorre a partir das 10h00. Da parte da tarde, a partir das 15h30, será a vez de escutar Cristina Portugal, atual presidente da ERSE).

Concertação social volta a reunir

O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, preside à reunião plenária da Comissão Permanente de Concertação Social. Este encontro conta com a presença dos secretários de Estado do Emprego, Miguel Cabrita, e das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro e terá na ordem de trabalhos a apresentação do relatório trimestral sobre aplicação do acordo tripartido sobre RMMG (Retribuição Mínima Mensal Garantida), bem como a avaliação das tendências da política de vistos no triénio 2015 – 2017.

G20 reunido na Argentina

Rosário, na Argentina, foi o lugar escolhido para acolher a partir desta terça-feira mais uma cimeira de Chefes de Estado e de Governo do G20. O encontro do grupo de 20 países mais desenvolvidos e industrializados do mundo, é constituído pela África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos da América, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia e União Europeia decorre até 25 de julho.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião