Revista de imprensa internacional

FMI estima que PIB venezuelano caia 18%, até ao final do ano. Irão promete resposta "na mesma moeda" aos EUA. Barragem colapsa em Laos e Japão enfrenta onda de calor mortal.

Donald Trump pediu aos aliados dos Estados Unidos que parem totalmente as compras de petróleo iraniano. Em resposta, o ministro dos Negócios Estrangeiros desse país já garantiu que estas tensões podem escalar para uma resposta “na mesma moeda”. Mais abaixo, no continente americano, a Venezuela pode vir a enfrentar 1.000.000% de inflação ainda este ano. Do outro lado do globo, em Laos, um barragem colapsou e, no Japão, as temperaturas estão a bater todos os recordes. Por cá, a União Europeia vai passar a pagar aos países que acolham refugiados.

Folha de São Paulo

FMI estima que inflação venezuelana chegue a 1.000.000%

O Fundo Monetário Internacional estima que, no final do ano, a inflação na Venezuela chegue a 1.000.000%. A entidade prevê também que o país liderado por Nicolás Maduro enfrentará uma queda de 18% do PIB. “Segundo as projeções, o PIB real vai reduzir-se em aproximadamente 18% em 2018, devido à diminuição significativa da produção de petróleo e distorções generalizadas a nível micro, às quais se somam grandes desequilíbrios económicos”, sublinha o FMI, nas projeções económicas para a América Latina até finais de 2018.

Leia a notícia completa na Folha de São Paulo (acesso livre / conteúdo em português).

Reuters

Irão vai responder “na mesma moeda” aos EUA

Os Estados Unidos pediram aos seus vários aliados que deixem de importar petróleo do Irão até 4 de novembro. Em resposta, o ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano garante que o país irá responder “na mesma moeda”, se a pressão continuar. “Se os EUA querem tomar um passo sério nessa direção, receberão definitivamente uma resposta na mesma linha”. As relações entre Washington e Teerão têm-se deteriorado, particularmente depois de os EUA terem decidido abandonar o acordo nuclear assinado por Obama em 2015.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre / conteúdo em inglês).

Financial Times

UE vai pagar seis mil euros por cada refugiado acolhido pelos Estados-membros

Bruxelas vai oferecer compensações financeiras aos Estados-membros que acolheram ou decidam acolher os refugiados que estejam em embarcações à deriva no Mediterrâneo. Por cada migrante, a União Europeia pagará seis mil euros. Esta proposta — que a Comissão Europeia vai publicar esta terça-feira — pretende lidar com a pressão anti-imigração sentida na Itália. Portugal — tendo recebido refugiados nestas condições, nas últimas semanas — deverá estar entre os beneficiários desta medida.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso pago / conteúdo em inglês).

BBC News

Japão enfrenta onda de calor mortal

O Japão está a registar temperaturas recorde, que já provocaram a morte de, pelo menos, 65 pessoas. O instituto meteorológico japonês já classificou esta onda de calor como “um desastre natural” e adiantou que não há previsões para a descida das temperaturas. Na segunda-feira, na cidade de Kumagaya, os termómetros tocaram nos 41,1ºC. Em Tóquio, as temperaturas andaram na mesma linha.

Leia a notícia completa na BBC News (acesso livre / conteúdo em inglês).

Sky News

Barragem em Laos colapsa. Centenas de pessoas estão desaparecidas

Uma barragem na província de Attapey, no sudoeste de Laos, colapsou esta madrugada e inundou várias regiões, deixando várias casas submersas e centenas de pessoas desaparecidas. De acordo com a agência de notícias local, a infraestrutura tinha mais de cinco mil milhões de metros cúbicos de água, isto é, o suficiente para encher duas piscinas olímpicas. As autoridades estimam que mais de seis mil pessoas tenham perdido as suas casas.

Leia a notícia completa na Sky News (acesso livre / conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião