Antigo líder da Fiat morre aos 66 anos

  • ECO
  • 25 Julho 2018

Sergio Marchionne tinha sido afastado no fim-de-semana da liderança da Fiat devido a complicações que resultaram de uma cirurgia ao ombro direito. Acabou por morrer aos 66 anos.

Sergio Marchionne, responsável pela recuperação financeira da Fiat Chrysler na última década e meia, morreu aos 66 anos, confirmou esta quarta-feira a Exor, holding da Fiat, fundada pela família Agnelli. Marchionne estava internado numa clínica em Zurique, Suíça.

A morte de Sergio Marchionne surge poucos dias depois de o gestor ter sido afastado da liderança da empresa devido a complicações no seu estado de saúde, que resultaram de uma cirurgia ao ombro direito, realizada em junho — a sua saída estava prevista para ocorrer apenas em 2019.

Marchionne foi escolhido para liderar a Fiat em junho de 2004, numa altura em que a marca italiana estava perto da falência — havia fechado 2003 com prejuízos de mais de seis mil milhões de euros. E foi no seu mandato que a fabricante de automóveis empreendeu uma reviravolta financeira surpreendente. Logo no ano a seguir, a empresa já estava a dar lucro.

Depois de se desfazer da aliança com a General Motors em 2004, a Fiat comprou a Chrysler em 2009, salvando a fabricante norte-americano da falência. A partir daí passou a produzir outras marcas como a Jeep, Dodge e Ram. O controlo total da Chrysler veio a acontecer dois anos depois, em 2011.

Ainda ensaiou duas fusões depois disso: com a General Motors (2015) e Volkswagen (2017), mas ambos os negócios foram rejeitados. Pelo meio, separou a Ferrari do grupo (2015).

Para o lugar de CEO da Fiat Chrysler foi escolhido Mike Manley, 54 anos, responsável que veio da Jeep.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Antigo líder da Fiat morre aos 66 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião