Portugal no Top 3 das maiores descidas de desemprego na Europa

Portugal registou a segunda maior descida da taxa de desemprego, logo depois do Chipre e antes da Croácia. Zona Euro regista taxa de desemprego de 8,3%.

Portugal foi um dos países que mais desceu a sua taxa de desemprego na Europa a 28. De acordo com dados do Eurostat de junho, a taxa de desemprego terá baixado de 9,1%, em junho do ano passado, para 6,7% este ano. Os números de Portugal colocam o país em segundo lugar na lista das maiores descidas da taxa de desemprego, só abaixo do Chipre (de 11% para 8,2%).

A taxa de desemprego na UE28 está nos 6,9%, 1,4% abaixo dos 8,3% do desemprego dos países do euro. A taxa continua a ser a mais baixa desde dezembro de 2008, no caso dos países da Zona Euro e, a mais baixa desde maio de 2008, no caso da Europa a 28.

Entre os Estados-membros, em junho a taxa de desemprego registada na República Checa (2,4%) e na Alemanha (3,4%) foram as mais baixas. Em contrapartida, as mais altas são as registadas na Grécia (20,2% em abril) e em Espanha (15,2%). Portugal aparece entre as maiores diminuições da taxa de desemprego, logo depois do Chipre (de 11 para 8,2%) e seguida da Croácia (de 11,1% para 9,2%), da Estónia (de 6,8% para 4,9% entre maio de 2017 e maio de 2018).

Esta segunda-feira, o INE anunciou que a taxa de desemprego em Portugal caiu para 7% em maio deste ano, antecipando uma nova baixa para junho, para os 6,7%, coincidindo com os números do Eurostat. No entanto, os dados divulgados ontem vêm contrariar a estimativa que o próprio Instituto Nacional de Estatística tinha feito há um mês, altura em que antecipava a primeira subida da taxa de desemprego em nove meses, para 7,3%. Com a atualização para 7%, é preciso recuar até outubro de 2002 para encontrar uma taxa de desemprego tão baixa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal no Top 3 das maiores descidas de desemprego na Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião