Donativos ao PSD dispararam 14 vezes de 2016 para 2017

  • ECO
  • 1 Agosto 2018

Os social-democratas arrecadaram 881 mil euros em donativos em 2017 quando, no ano anterior, estas tinham ascendido a 61 mil euros. Os cinco maiores partidos em conjunto juntaram 1,2 milhões de euros.

O Partido Social Democrata (PSD) viu os seus donativos aumentar para um valor 14 vezes superior entre 2016 e 2017: no ano passado, o partido recebeu 881 mil euros em donativos. Em 2016, o PSD recebera 61 mil euros por esta via.

Hugo Carneiro, secretário-geral adjunto do PSD responsável pela área financeira, disse ao Jornal de Negócios que as oscilações dos valores dos donativos devem-se principalmente à mobilização dos militantes em momentos de eleições, incluindo as internas, e em momentos em que o partido está com dificuldades financeiras. Antes de 2017, fora em 2013, ano de eleições autárquicas, que o partido mais recebera, com donativos que chegaram ao milhão e 81 mil euros.

Em 2014, num relatório publicado pela Entidade das Contas e Financiamentos Políticos, eram levantadas dúvidas relativamente à oscilação dos donativos em anos eleitorais. Este regulador considerou que os partidos poderiam estar a registar donativos para a campanha eleitoral como donativos anuais, o que seria uma forma de aumentar a subvenção do Estado.

Em 2017, o Partido Socialista (PS) recebeu 206 mil euros em donativos e, no total, os cinco maiores partidos totalizaram 1,2 milhões de euros em donativos arrecadados. Nos últimos seis anos, acrescenta ainda o Negócios, as doações do PS têm estado estáveis.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Donativos ao PSD dispararam 14 vezes de 2016 para 2017

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião