Riscos geopolíticos abrandam. Preço do petróleo deverá baixar até ao fim do ano

  • ECO
  • 6 Agosto 2018

A produção de petróleo deverá diminuir ligeiramente até ao final deste ano e os preços poderão estabilizar. Em 2019 prevê-se que caiam ainda mais.

Os preços do petróleo deverão começar a cair até ao final deste ano. Isto porque os riscos gerados pelo contexto geopolítico, que têm motivado a subida dos preços da matéria-prima, deverão diminuir nos próximos meses, levando o barril de Brent, o petróleo negociado em Londres, a cair para uma média de 72 dólares.

Os cálculos são da Euler Hermes, seguradora especializada em seguros de créditos, que antecipa que “o risco agravado pelas condições geopolíticas poderá diminuir assim que os fluxos de mercado se tornarem mais percetíveis, o que indica que o pico dos preços poderá começar a decrescer”.

O barril de Brent negoceia, por esta altura, na casa dos 73 dólares, o que representa já uma quebra face aos valores que chegou a alcançar este ano. Em maio, a matéria-prima superou a fasquia dos 80 dólares por barril, o valor mais alto desde novembro de 2014. Nessa altura, a oferta dava sinais de recuo, com a quebra da produção no Irão e na Venezuela, enquanto a procura se mantinha forte.

“A eventual dupla diminuição da produção do Irão e da Venezuela poderia representar o maior desafio para os produtores, que teriam de evitar a abrupta subida dos preços e compensar as quedas daqueles países. E não se trata só de números de barris, mas de qualidade”, alertava, então, a Agência Internacional de Energia (AIE), no relatório mensal de maio.

A Euler Hermes antecipa agora que a produção mundial de petróleo deverá reduzir-se, até ao final deste ano, em 500 barris por dia. Ao mesmo tempo, o apetite dos investidores deverá desviar-se para mercados menos “bullish” do que o do petróleo. Por fim, os atuais preços elevados do petróleo deverão restringir a procura, o que, por sua vez, levará a uma descida dos preços.

Por todos estes fatores, a seguradora prevê que “o pico” dos preços deverá ficar para trás. Assim, o barril de Brent negociará a uma média de 72 dólares até ao final do ano, atingindo os 80 dólares num cenário de bull market e os 67 dólares num cenário de bear market.

Já em 2019, os preços deverão cair ainda mais, atingindo uma média de 69 dólares por barril. Isto assumindo que o PIB mundial aumenta 3,1% nesse ano e que o dólar valorizar 2,5%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Riscos geopolíticos abrandam. Preço do petróleo deverá baixar até ao fim do ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião