Mazda, Suzuki e Yamaha também manipularam testes de emissões poluentes

Este é o último episódio da novela sobre a fraude e falsificação de dados relativamente aos testes de emissões. As marcas admitem ter manipulado os testes.

Mazda, Suzuki e Yamaha são as novas protagonistas do escândalo das emissões. O Governo japonês revelou esta quinta-feira que as três empresas manipularam os testes de emissões de gases poluentes e de consumo de combustível, avança a Reuters.

Este é o último episódio da novela sobre a fraude e falsificação de dados relativamente aos testes de emissões. O Governo nipónico obrigou os produtores de automóveis a fazer verificações depois das revelações de manipulações nos testes por parte da Subaru e da Nissan, o ano passado. O Executivo japonês analisou os testes destes três fabricantes em diferentes períodos de tempo — no caso da Suzuki a análise recuou a 2012 — e descobriu inúmeras incorreções, que têm afetado a imagem da indústria nipónica, conhecida pela sua elevada qualidade e eficiência.

A conduta dos fabricantes automóveis tem estado sob atento escrutínio depois de a Volkswagen ter admitido, em 2015, a instalação de um software secreto em centenas de milhares de veículos a diesel no mercado norte-americano para enganar os testes às emissões de gases poluentes. A fabricante alemã reconheceu também que cerca de 11 milhões de carros em todo o mundo poderiam ter software semelhante instalado.

A Suzuki, o quarto maior fabricante automóvel japonês, disse que dos 12.819 veículos testados desde junho de 2012, cerca de 50% foram manipulados. O CEO da empresa, Toshihiro Suzuki, pediu desculpa, em conferência de imprensa e garantiu que a empresa ia esforçar-se por evitar que o facto se repetida. No entanto, uma vez que não foram detetados quaisquer problemas significativos com o efetivo nível de emissões e de consumo de combustível não está previsto qualquer um recall.

Segundo o Governo japonês foram detetadas irregularidades em 4% das inspeções da Mazda e em 2% das inspeções das motos da Yamaha. A Yamaha também já confirmou ter manipulado os testes e a Mazda convocou uma conferência de imprensa para esta quinta-feira.

As ações da Suzuki e da Yamaha caíram mais de 5% na sessão de hoje e as da Mazda cerca de 1,3%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mazda, Suzuki e Yamaha também manipularam testes de emissões poluentes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião