Lisboa, Porto, Aveiro e Minho entre as 500 melhores universidades do mundo

  • ECO
  • 15 Agosto 2018

No "ranking de Xangai", das 500 melhores universidades do mundo, a Universidade de Coimbra ficou de fora, pela primeira vez em seis anos, por apenas nove décimas.

Há motivos para as universidades nacionais ficarem contentes. As instituições de Lisboa, Porto, Aveiro e Minho estão entre as 500 melhores do mundo, de acordo com o Academic Ranking of World Universities 2018 (conteúdo em inglês). Contudo, pela primeira vez em seis anos, a Universidade de Coimbra ficou de fora, por apenas nove décimas.

O ranking ordena as universidades por posições até ao centésimo lugar, dispondo-as em intervalos a partir daí. Contudo, é possível calcular as classificações das instituições nacionais: a melhor classificada foi a Universidade de Lisboa, na 186.ª posição, seguida da Universidade do Porto, em 378.º lugar. Atrás surge a Universidade do Aveiro, em 465.º e, por fim, a Universidade do Minho, em 480.º.

A Universidade de Lisboa — que resulta da fusão entre a Clássica e a Universidade Técnica –, apareceu nesta lista pela primeira vez em 2014. Em 2013, de acordo com o Público (acesso condicionado), a Clássica tinha ficado no intervalo 301-400 e a Técnica no 401-500. No ano passado, a “nova” universidade passou para o intervalo 151-200, mantendo-se este ano neste patamar.

Por sua vez, pela primeira vez desde que entrou para este ranking (2013), a Universidade de Coimbra ficou de fora. No ano passado, a instituição classificou-se no último intervalo (401-500) mas, este ano, desceu oito décimas no tópico relacionado com o número de publicações nas revistas e uma décima no indicador que avalia a performance per capita, tendo em conta o número de professores a tempo inteiro.

“Embora constitua sempre um sinal de preocupação, a oscilação registada é muito pequena e, por isso, estou convencido que está ao nosso alcance regressarmos, já no próximo ano, ao top 500″, disse o reitor, João Gabriel Silva, ao Público. Contudo, não deixou de se mostrar “surpreendido”.

As cinco “melhores” universidades do mundo, de acordo com o ranking de Xangai, são a Universidade de Harvard, a Universidade de Stanford, a Universidade de Cambridge, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts e a Universidade da Califórnia, Berkeley. Contrariamente, nas cinco posições mais baixas estão a West Virginia University, Wayne State University, Waseda University, Vita-Salute San Raffaele University e a Utah State University.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa, Porto, Aveiro e Minho entre as 500 melhores universidades do mundo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião