Arrendar quarto está cada vez mais caro. Em Lisboa, preço médio já vai em 323 euros

Alugar um quarto na capital lisboeta ronda agora os 323 euros por mês, de acordo com o último estudo de arredamento de quartos em Portugal realizado pelo Idealista.

A procura de quartos para arrendar duplicou em apenas um ano, de acordo com o estudo anual de arrendamento de quartos em Portugal realizado pelo Idealista. Com a elevada procura, os preços dos quartos disparou 6,7% face ao período homólogo de 2017. O preço médio para alugar um quarto em Portugal situa-se agora nos 254 euros por mês.

Lisboa continua a ser o distrito mais caro, no que toca ao aluguer de um quarto. O custo médio mensal ronda os 323 euros mensais. Segue-se o Porto, onde os preços rondam os 261 euros por mês. O terceiro lugar da lista é liderado por Setúbal (244 euros mensais), seguindo-se Braga (196 euros por mês).

No lado oposto, os distritos em que arrendar um quarto é mais económico são Santarém (169 euros), Leiria (180 euros) e Coimbra (190 euros).

Os maiores aumentos, de 2017 para 2018, foram registados nos principais distritos do país. A maior subida foi em Setúbal, que segue a tendência nacional e vê os preços aumentarem em 9,9%. No segundo lugar do ranking dos aumentos está o Porto, que regista aumentos na ordem dos 8%. Alugar um quarto em Leiria aumentou de preço em 6,7%, em Lisboa 4,9% e, em Coimbra, os preços viram uma subida de 3,7%

Santarém, pelo contrário, foi o único que apresentou uma descida no preço de arrendamento de quartos, menos 8,7%.

Qual é o perfil de quem partilha casa em Portugal?

O estudo realizado pelo Idealista permitiu concluir, ainda, qual o perfil das pessoas que atualmente dividem casa em Portugal.

  • Têm 33 anos;
  • Vivem no centro de grandes cidades;
  • Não fumam, ainda que sejam tolerantes com quem fuma;
  • Não têm e nem sequer permitem animais de estimação.

A idade média dos habitantes de uma casa partilhada varia, no entanto, em função da zona geográfica. Em Setúbal e Santarém, a média das idades dos inquilinos ronda os 37 e os 34 anos, respetivamente. Já em Lisboa, Porto e Braga, a média de idades é de 33 anos para as três cidades. Tradicionalmente estudantil, não é grande surpresa que Coimbra apresente uma média de idades mais baixa. Nesta cidade, as pessoas que partilham casa têm idades perto dos 27 anos.

Quanto ao género, em 79% das casas convivem ambos os sexos, enquanto em 15,8% vivem apenas mulheres e em 5,1% somente homens.

As estatísticas divulgadas no relatório revelam que o arrendamento de quartos deixou de ser uma opção habitacional apenas para estudantes, sendo agora, e cada vez mais, uma opção eleita por jovens nos seus primeiros anos no mercado de trabalho e, em alguns casos, até mais tarde.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Arrendar quarto está cada vez mais caro. Em Lisboa, preço médio já vai em 323 euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião