Maior fundo soberano do mundo só ganhou… 20 mil milhões

  • ECO
  • 21 Agosto 2018

A guerra comercial travou os ganhos do maior fundo soberano do mundo. Apresentou uma rentabilidade de apenas 1,8% que se traduziu, ainda assim, num lucro de 20 mil milhões de dólares.

O Fundo Soberano da Noruega, o maior do mundo, com uma carteira de mais de um bilião de dólares, continua a ganhar dinheiro com a aposta no mercado acionista. Só no segundo trimestre do ano ganhou 20 mil milhões de dólares, o que permitiu à instituição recuperar as perdas registadas no primeiro trimestre.

Foram sobretudo as ações das companhias norte-americanas e do setor do petróleo e gás que ajudaram o maior fundo soberano do mundo a registar um retorno de 1,8% entre abril e junho, cerca de 20 mil milhões de dólares, segundo as contas publicadas esta terça-feira. Os investimentos nos mercados acionistas cresceram 2,7% naquele período, enquanto as obrigações não deram qualquer retorno e o imobiliário registou um retorno de 1,9%.

Apesar dos ganhos, o Norges Bank sublinha o ambiente desafiante do mercado, sobretudo por causa da escalada das tensões comerciais nas principais economias mundiais e da incerteza em Itália.

“Na segunda metade do ano, as perspetivas de um aumento das barreiras ao comércio e um outlook económico mais fraco na Europa, China e mercados emergentes tiveram um efeito adverso”, disse o fundo. “A incerteza política em Itália impactou negativamente nos mercados financeiros europeus”, acrescentou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Maior fundo soberano do mundo só ganhou… 20 mil milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião