Fabricante da Kalashnikov ataca Musk… com carros elétricos

Depois das armas, os carros. A conhecida fabricante Kalashnikov tem um novo projeto e prepara-se para atacar diretamente Elon Musk... com os seus novos automóveis elétricos.

Conhecida por fabricar armas de assalto, a Kalashnikov acaba de se lançar numa nova área de negócio. A empresa russa prepara-se para bater de frente com Elon Musk, já que vai passar a produzir carros elétricos. O protótipo foi apresentado, esta semana, na Expo Defesa, em Moscovo.

Automóvel foi inspirado nos carros soviéticos dos anos 70.Facebook

A fabricante mostrou, pela primeira vez, o seu novo modelo automóvel: o CVI-1. Criado com base nos veículos soviéticos dos anos 70, o carro foi apresentado pela empresa como “revolucionário”, uma vez que dispõe de múltiplos “sistemas tecnológicos complexos” equiparáveis àqueles usados nos automóveis fabricados pela gigante de Musk.

De acordo com a Kalashnikov, com uma única carga, o automóvel — que vai dos 0 aos 100 km/h em seis segundos — consegue percorrer 350 km.

“Colhemos inspiração dos líderes de mercado para desenvolver o nosso conceito”, explica a empresa, em comunicado citado pelo The Guardian.

Esta não é a primeira vez que a Kalashnikov se aventura em negócios fora da sua zona de conforto tradicional. A empresa apostou, recentemente, em vários projetos nas áreas da moda, guarda-chuvas e capas para smartphones, embora nem todos tenham sido bem recebidos pelos consumidores.

Por outro lado, a fabricante russa pode estar a fazer mira à Tesla, mas a empresa de Elon Musk tem problemas muito maiores com os quais se preocupar, nomeadamente com o seu processo de saída de bolsa, anunciado no Twitter pelo seu diretor executivo.

Musk assegurou que o financiamento dessa retirada estava garantido e identificou o fundo soberano da Arábia Saudita como potencial fonte desse dinheiro. No entanto, fontes próximas desses investidores garantem que o seu foco está neste momento não na Tesla, mas na sua rival, a Lucid Motors.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fabricante da Kalashnikov ataca Musk… com carros elétricos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião