Negrão ataca cativações de Costa na Universidade de Verão do PSD

Fernando Negrão, líder parlamentar do PSD, fez mira à cativações do Governo, alertando que estão a ter "consequências nefastas" na saúde, educação e transportes públicos.

O PSD alertou que as cativações impostas pelo Governo “têm tido consequências nefastas nos serviços públicos”, nomeadamente na saúde, na educação e nos transportes públicos. A ideia foi uma das bandeiras do discurso do líder parlamentar, Fernando Negrão, na Universidade de Verão do partido esta segunda-feira, que também pediu ao primeiro-ministro que trave o “ambiente de eleitoralismo” que diz viver-se no país, porque este retira o “rigor e responsabilidade” necessários à discussão do Orçamento do Estado para 2019.

“Temos um Governo que aprova um Orçamento do Estado que diz sempre que é anti-austeridade. Mas, depois, na sua execução, tem cativado as verbas com complacência do BE e do PCP, o que nos deixa sempre de boca aberta”, disse o social-democrata. “Temos um Governo que ocupa os três lugares no pódio das maiores cativações de sempre”, acrescentou, referindo-se aos anos de 2016, 2017 e 2018. “É isto que o Governo faz”, frisou.

É este o Governo que nós temos e isto tem tido consequências nefastas nos serviços públicos. E quais são os serviços pub mais atingidos? A saúde, a escola pública e os transportes públicos.

Fernando Negrão

Líder parlamentar do PSD

Fernando Negrão manteve o ataque às cativações e aos parceiros do Governo que as permitem, mesmo num contexto em que, na visão do PSD, o Executivo não as concretiza. “É incrível como é que diz que sim às propostas do BE, diz que sim às iniciativas do PCP, não concretiza quase nenhuma e o PCP e o BE mantêm-se em silêncio. Ou, de vez em quando, combinados com o próprio PS, dizem que as coisas não estão a correr conforme entendiam”, criticou o líder parlamentar do PSD, em declarações transmitidas pela RTP 3.

“É este o Governo que temos e isto tem tido consequências nefastas nos serviços públicos”, continuou Fernando Negrão. Terminou o discurso de abertura da Universidade de Verão do PSD, que decorre em Castelo de Vide (Portalegre), até domingo, indicando quais as áreas que, na visão do PSD, estão pior devido às cativações: “A Saúde, a escola pública e os transportes públicos”.

O PSD reinicia assim a atividade política após as férias de verão. A bandeira do ataque às cativações deverá manter-se, num contexto em que a dívida dos hospitais públicos tem aumentado ou a CP tem sido alvo de críticas pela falta de investimento. Além disso, as negociações para o próximo Orçamento do Estado estão em vias de serem retomadas, retomando uma maratona para a preparação do documento.

“Paira no ar a ideia de que este Governo vai dar tudo a todos de maneira a garantir a aprovação do orçamento (…). O nosso receio é esse: que entremos num ambiente de eleitoralismo”, afirmou, citado pela Lusa, deixando um apelo direto a António Costa.

“Senhor primeiro-ministro, é muito cedo para entrarmos em ambiente de eleitoralismo. Eleitoralismo agora é retirar da discussão do Orçamento do Estado todo o sentido de rigor e responsabilidade que deve ter essa discussão, não faça isso”, apelou, considerando que tal irá “arrastar os partidos da oposição para um discurso igualmente eleitoral”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Negrão ataca cativações de Costa na Universidade de Verão do PSD

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião