Excedente comercial da Zona Euro continua a aumentar

  • Marta Santos Silva
  • 14 Setembro 2018

Mesmo em altura de guerra comercial e tendências protecionistas nos cabeçalhos, as exportações da Zona Euro aumentaram 9,4% relativamente ao mês de julho de 2017.

A Zona Euro continuou, em julho, a alargar o seu excedente comercial, que chega nos primeiros sete meses do ano aos 17,6 mil milhões de euros, segundo divulgou esta sexta-feira o órgão de estatística da União Europeia, o Eurostat.

Os países da moeda única exportaram neste mês, para o resto do mundo, 194,6 mil milhões de euros em bens, o que é 9,4% mais do que o exportado em julho do ano passado, embora este ano esteja a ser mais marcado por receios e ameaças de tendências protecionistas.

Dentro da Zona Euro, o comércio internacional de bens aumentou para os 162,3 mil milhões de euros em julho de 2018, o que também representa um aumento de mais de 9% relativamente ao mesmo mês em 2017.

O excedente comercial da União Europeia dos 28, por sua vez, é muito inferior do que o da Zona Euro — até julho, fica-se por um milhão de euros. Isto porque embora as exportações tenham aumentado para o resto do mundo, as importações vindas de fora da Europa para estes países aumentaram quase o dobro, 15,4%, deixando o excedente menos significativo do que o registado anteriormente.

Em Portugal, divulgou esta semana o INE, as exportações de bens ultrapassaram o ritmo de crescimento das importações no mês de julho, igualmente fortalecendo a balança comercial ao reduzir esse défice em 514 milhões de euros. Este mês de julho, o crescimento mais acelerado das exportações, que aumentaram 13%, relativamente ao das importações, que se fixou nos 11%, fez com que se verificasse uma redução no défice da balança comercial, fixando-se até julho nos 1.168 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Excedente comercial da Zona Euro continua a aumentar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião