Horário de verão ou de inverno? Portugal pode deixar de ter a mesma hora que o Reino Unido

Portugal foi o país onde houve mais participantes a preferir o horário de verão, cerca de 79%. Já em países como a Dinamarca ou a Finlândia preferem o horário de inverno.

Se for aprovada a proposta que impõe o fim das mudanças de hora, cada Estado-Membro tem de escolher se quer manter o horário de verão ou o de inverno. Pelos dados já recolhidos pela Comissão, numa consulta pública, parece que os países de sul deverão preferir dias mais longos, enquanto os do norte optam pela versão em que o sol nasce mais cedo.

Portugal, Chipre e Polónia foram os países que registaram o maior número de participantes que preferem o horário de verão, revelou a comissária responsável pelos Transportes, Violeta Bulc, numa conferência de imprensa sobre o tema. Respetivamente 79%, 73% e 72% dos participantes. Já os inquiridos da Finlândia, Dinamarca e Holanda penderam mais para o horário de inverno.

Os fusos horários em vigor são aplicados longitudinalmente (através dos meridianos), mas se a divisão se verificar por países do sul e do norte, entra a latitude à mistura. Assim, Portugal que está no mesmo fuso horário que o Reino Unido, poderá deixar de estar caso optem por horários diferentes (verão ou inverno). Para a comissária será tudo resolvido a seu tempo.

A Comissão não divulgou se algum país já manifestou a sua preferência, ou decisão final, mas revelou que já recebeu apoio de alguns Estados-membros face à proposta do executivo comunitário.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Horário de verão ou de inverno? Portugal pode deixar de ter a mesma hora que o Reino Unido

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião