Petrolífera espanhola Cepsa regressa à bolsa até ao fim do ano

  • Lusa
  • 17 Setembro 2018

A petrolífera quer colocar pelo meno s25% do seu capital em bolsa, através de uma oferta junto de investidores internacionais qualificados e outra de 0,20% para os empregados.

A petrolífera espanhola Cepsa anunciou esta segunda-feira a sua intenção de regressar à bolsa de valores através de uma oferta de venda de ações a realizar até ao fim do ano de um mínimo de 25% do seu capital social.

Segundo informação publicada na página da internet da empresa, a transação incluirá uma oferta que será feita junto de investidores internacionais qualificados e outra de 0,20% para os empregados.

A sede social da CEPSA está em Madrid, mas a empresa é atualmente propriedade a 100% da Mubala Investment Company, pertencente ao Governo de Abu Dabi, tendo deixado de ser cotada em bolsa em 2011.

Com esta oferta de venda, a Cepsa regressa à bolsa espanhola, depois da sua saída em 2011, quando a International Petroleum Investment Company (IPIC), antecessora da Mubala Investment Company, adquiriu a totalidade da companhia.

O responsável pelo Petróleo e Petroquímica da Mubala Investment, Musabbeh Al Kaabi, explica na informação da CEPSA que a colocação de 25% da companhia é “um passo natural e estratégico”, que vai permitir à empresa “um melhor acesso aos mercados de capitais para apoiar a sua flexibilidade financeira”.

A Companhia Espanhola de Petróleos (CEPSA), fundada em 1929, foi a primeira empresa privada produtora de petróleo em Espanha e no primeiro semestre de 2018 teve um lucro de 441 milhões de euros, um aumento de 7% em relação ao mesmo período de 2017.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Petrolífera espanhola Cepsa regressa à bolsa até ao fim do ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião