Mota-Engil vai construir a segunda maior ponte de África. Negócio vale 100 milhões de euros

Construtora portuguesa forma consórcio com sul-africanos para a construção da segunda maior ponte no continente africano. Obras iniciam-se no próximo ano. Negócio vale quase 100 milhões de euros.

A Mota-Engil vai construir uma das maiores pontes em África, tendo sido atribuído ao consórcio formado pela construtora portuguesa e pela sul-africana Concor o projeto para a construção da Msikaba Bridge, na África do Sul, num negócio avaliado quase em 100 milhões de euros.

A informação foi adiantada pela South African National Roads Agency, que informa que a Mota-Engil e a Concor vão construir a segunda maior ponte no continente africano, com uma distância entre torres de 580 metros. Apenas a ponte suspensa Maputo-Catembe, no sul de Moçambique e que ficou pronta este ano, é mais extensa com cerca de 680 metros.

A agência revelou ainda que as obras para a construção da Msikaba Bridge na região da Wild Coast, na província do Cabo Oriental, deverão arrancar em fevereiro do próximo ano, projetando-se 33 meses até a sua conclusão. Mas os primeiros procedimentos para o início deste projeto deverão ocorrer já no próximo mês.

África representa o maior mercado para a Mota-Engil, respondendo por mais de metade das encomendas da construtora liderada por Gonçalo Moura Martins em 2017, que totalizavam os 5,1 mil milhões de euros no ano passado. Adicionalmente, mais de 33% da faturação que a empresa portuguesa registou em 2017 (2,6 mil milhões de euros) veio de África.

Este ano, a Mota-Engil anunciou contratos no Uganda no valor de 140 milhões de euros, para a reabilitação e manutenção de 340 quilómetros de estrada. Na Nigéria, celebrou uma parceria com a Shoreline para entrar naquele mercado.

A Mota-Engil registou uma subida de 24% do lucro no primeiro semestre do ano para os 5,4 milhões de euros.

As ações da Mota-Engil estão a ceder 1,85% para 2,08 euros. Desde o início do ano, a construtora acumula uma desvalorização de 40%, estando avaliada em cerca de 500 milhões de euros.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mota-Engil vai construir a segunda maior ponte de África. Negócio vale 100 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião