Airbnb quer transformar anfitriões em acionistas da empresa

A plataforma já enviou uma carta à SEC a solicitar a revisão da legislação. A Uber e a Lyft também já estudaram esta hipótese.

O Airbnb quer oferecer aos seus anfitriões a hipótese de se tornarem acionistas da plataforma, tendo já solicitado à SEC uma revisão da legislação para permitir que isso aconteça, avança o site americano Axios (conteúdo em inglês). Não será um processo fácil, uma vez que a lei federal dos Estados Unidos determina que as empresas privadas podem conceder ações apenas a funcionários e a investidores, mas não a contratados.

“Como um mercado de economia partilhada, o Airbnb é bem-sucedido quando os hosts são bem-sucedidos. O Airbnb é uma empresa de base comunitária e não seria nada sem os nossos anfitriões. Gostaríamos que os nossos anfitriões mais leais fossem acionistas, mas precisamos que essas políticas sejam alteradas para que isso aconteça“, lê-se na carta enviada à SEC — Securities and Exchange Commission (equivalente à CMVM).

Atualmente, a lei dos Estados Unidos permite que as empresas privadas concedam ações apenas a funcionários e a investidores. No entanto, o Airbnb quer abrir uma exceção aos seus hosts, uma vez que a maioria se encontra fora de território norte-americano.

“Acreditamos que as empresas do século XXI são mais bem-sucedidas quando os interesses de todas as partes estão alinhados. Para empresas que partilham economia, como o Airbnb, isso inclui os nossos funcionários e investidores, mas também os anfitriões que usam o nosso mercado“, disse o CEO, Brian Chesky, em comunicado ao Axios.

Contudo, mesmo que a lei venha a ser alterada, a SEC teria de avaliar as implicações fiscais destas transferências de ações. Para além disso, teria também de ser revista a lei que atualmente limita o número total de acionistas até que a empresa esteja sujeita a relatório públicos periódicos.

O Airbnb não é a primeira empresa a analisar a partilha de ações. A Uber e a Lyft também já discutiram com a SEC essa hipótese no ano passado, assim como a startup de boleias Juno, que queria oferecer ações aos seus motoristas, mas que acabou por desistir ao perceber que o processo seria bastante difícil.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Airbnb quer transformar anfitriões em acionistas da empresa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião