Comporta: Deloitte abre negociações finais com Vanguard/Amorim esta quarta-feira

  • ECO
  • 25 Setembro 2018

A venda do Fundo da Comporta vai entrar na reta final. A Deloitte vai começar esta quarta-feira as negociações finais com o consórcio Vanguard/Amorim.

A venda do Fundo Imobiliário da Herdade da Comporta vai entrar esta quarta-feira numa nova fase: o consórcio Vanguard/Amorim foi o único a apresentar uma proposta de compra e, depois de avaliada pela Deloitte, vai começar uma fase de negociações de um Sales and Purchase Agreement (SPA) a levar à assembleia de participantes do Fundo.

A operação de venda da Comporta — um ativo avaliado em torno dos 200 milhões de euros — foi desta vez conduzido pela Deloitte, em nome da Gesfimo, a gestora do fundo, depois de ter falhado o ‘concurso’ anterior, por decisão dos próprios participantes (donos) que questionavam a transparência do processo. A data de entrega de propostas terminava no dia 20, e dos três candidatos anteriores, só apareceu o consórcio que integra a Vanguard Properties e a Amorim Luxury. Mas era necessário avaliar se a proposta preenchia os requisitos (agora) definidos, o que foi feita até ao início desta semana.

José Cardoso Botelho, da Vanguard, e Miguel Guedes de Sousa, da Amorim Luxury.Paula Nunes / ECO

Ainda não se sabem os detalhes da proposta agora apresentada. No concurso anterior, a Vanguard/Amorim ofereceram um valor de 156 milhões de euros, incluindo dívida à Caixa Geral de Depósitos. Agora, José Cardoso Botelho limita-se a revelar que é diferente daquela que tinha sido entregue no último processo de venda, concluído sem sucesso, mas não especifica em que aspetos é diferente, uma vez que os interessados estão sujeitos a um acordo de confidencialidade.

Findo o processo de negociação do SPA, a Gesfimo deverá marcar uma assembleia geral para levar o novo acordo a decisão dos participantes do Fundo, entre os quais estão a Rioforte e o Novo Banco, além de acionistas individuais. Mas será necessário marcar a assembleia geral com 30 dias de antecedência, por isso, provavelmente a operação só poderá ser concluída, na melhor das hipóteses, no final do mês de outubro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Comporta: Deloitte abre negociações finais com Vanguard/Amorim esta quarta-feira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião