IMI acima de 100 euros vai poder ser pago em três prestações

  • ECO
  • 28 Setembro 2018

O objetivo das alterações ao código do imposto municipal sobre imóveis (IMI) é reduzir o risco de incumprimento e diminuir os processos de execução fiscal.

Os contribuintes que paguem mais de 100 euros de imposto municipal sobre imóveis (IMI) vão passar a poder dividir o encargo em três prestações, já no próximo ano. A ideia é permitir às famílias que diluam o peso do imposto ao longo do ano, avança o Jornal de Notícias (acesso pago).

Até agora, só pode liquidar o IMI em prestações quem paga mais de 250 euros. O Executivo pretende permitir o parcelamento do imposto com valores mais baixos de forma a aliviar a pressão sobre as famílias, diminuindo assim o reduzir o risco de incumprimento e os processos de execução fiscal.

Em cima da mesa estão, também, mexidas no calendários dos pagamentos, afastando-os do período da Páscoa. Com as alterações ao código deste imposto, a primeira prestação passa a ser cobrada só em maio, e não em abril, a segunda em agosto e o IMI fica pago com a terceira entrega no mês de novembro.

O Governo quer com estas mudança no calendário permitir que os subsídios de férias e de Natal ajudem as famílias a suportar o peso deste encargo.

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) defende o pagamento do imposto em apenas duas prestações, maio e novembro, e deixa um alerta: “dividir esta fatura em três momentos pode trazer problemas de tesouraria às câmaras municipais”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

IMI acima de 100 euros vai poder ser pago em três prestações

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião